Brasil, 24 de Novembro de 2017

• Adicionar novo comentario
  • Publicado em Saúde

Visitas em hospitais exigem alguns cuidados

As visitas aos pacientes em hospitais é um momento importante para quem está internado. Parte do tratamento e da recuperação passa pelo afeto e presença dos amigos e familiares. Porém alguns cuidados são necessários para evitar infecções, presentes nos melhores hospitais do mundo, e que podem ser drasticamente reduzidas com algumas medidas preventivas adotadas pelos visitantes.

“Vale ressaltar que os pacientes internados no hospital podem estar mais vulneráveis e que é papel do visitante e dos profissionais de saúde adotar algumas recomendações”, explica Sérgio Ricardo Penteado Filho, infectologista do Hospital Angelina Caron.

Levar em consideração questões de etiqueta e bom senso são importantes para não atrapalhar a recuperação do paciente com uma visita no momento errado – ele pode estar se recuperando de um exame complexo e delicado, por exemplo. Claro, não é só isso. Antes de ir ao hospital, o visitante deve estar atento para a própria saúde e reforçar alguns cuidados básicos de higiene pessoal.

1. Lave muito bem as mãos antes de entrar no quarto. Retire todos os adornos, como anéis, aliança, relógio e pulseiras, antes de higienizá-las. Guarde os adornos para quando sair do hospital. Os hospitais contam com dispensadores de álcool em gel para esterilizar as mãos depois de limpá-las com água e sabão. Confie, é fundamental a higienização em duas etapas;

2. Repita o processo de limpeza das mãos depois da visita e antes de sair do hospital;

3. Se puder, deixe as unhas curtas e limpas;

4. Flores ou plantas naturais são proibidas. Evite o constrangimento de jogá-las fora;

5. Levar comida e chimarrão para o quarto também é proibido. Cada paciente recebe atenção de profissionais qualificados para uma dieta equilibrada e que auxilie na recuperação plena;

6. Se possível, não leve crianças para as visitas. Idosos também devem evitar a ida desnecessária ao ambiente hospitalar;

7. Não sente na cama do paciente ou em camas que estejam desocupadas;

8. Se quiser utilizar o banheiro, faça uso do local para visitantes. O banheiro no quarto do paciente é exclusivo dele;

9. Evite tocar em equipamentos hospitalares, medicamentos e outros itens utilizados pelos pacientes;

10. Caso a visita seja na maternidade para um recém-nascido, evite aproximar o rosto ou beijar a face do bebê. O ideal é que apenas familiares e amigos próximos tenham contato até o primeiro ciclo de vacinas;

11. Lembre-se que perfumes podem provocar alergias ou enjoos no paciente;

12. Visitas devem ser breves para não atrapalharem na recuperação;

13. Saiba respeitar a privacidade do paciente. Ligue antes de ir até o hospital e converse com alguém próximo para saber se o momento é apropriado.

Sobre o Hospital Angelina Caron

O Hospital Angelina Caron está localizado na cidade de Campina Grande do Sul, na Grande Curitiba (PR). De caráter eminentemente social, o local é um centro médico-hospitalar de referência no Sul do País e um dos maiores parceiros do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná. Recebe, anualmente, mais de 350 mil pacientes de todo o país, dos quais 95% pertencem ao SUS. Atua em todas as vertentes da medicina e é um centro tradicional de fomento ao ensino e à pesquisa. O setor de transplantes é um dos mais destacados, reconhecido internacionalmente, com cerca de 250 procedimentos por ano nas áreas hepática, renal, reno-pancreática, cardíaca e de tecidos corneanos. Mais informações no site http://www.hospitalangelinacaron.com.br.

Código de segurança
Atualizar