Brasil, 18 de Novembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Campanha Guardiões da Gestação reúne mais de 800 profissionais com os temas “Cuidado Obstétrico” e “Prescrição na Gravidez”, no Congresso da SOGESP 2017

  • Escrito por  Juliete Lino
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Saúde
  • Imprimir
  • Compartilhar::

A Biolab levou à classe médica o primeiro simpósio fasciculado (dividido em dois dias) durante o XXII Congresso Paulista de Ginecologia e Obstetrícia, evento promovido pela Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP). Durante dois dias, renomados especialistas destacaram nos Simpósios Biolab os cuidados da preconcepção ao período gestacional. A abertura dos trabalhos foi feita pela Profa. Dra. Rossana Pulcineli Vieira Francisco, Mestre e Doutora em Obstetrícia e Ginecologia pela Faculdade de Medicina de Universidade de São Paulo (FMUSP). “Nós somos guardiões da gestação, ressaltando que o guardião é um protetor. Nosso objetivo é único: promover o melhor para todas as gestantes”, destaca a Prof. Dra. Rossana.

Uma gravidez planejada permite que a futura mamãe inicie o preparo do seu corpo para abrigar o bebê antes mesmo da concepção. Esse pode ser um fator determinante para ter uma gravidez tranquila e um bebê saudável. Vale ressaltar que esse cuidado deve permanecer durante todo o período gestacional. Para reforçar todos os cuidados necessários em cada fase, a Biolab criou a campanha Guardiões da Gestação, a qual é direcionada aos médicos ginecologistas e obstetras. Essa iniciativa tem como objetivo levar informações a esses especialistas, para que estes possam indicar as práticas mais adequadas e seguras na proteção da mamãe e do bebê.

Como parte inicial do simpósio fasciculado da Biolab no XXII SOGESP, o tema principal foi o “Cuidado Obstétrico: Qualificar o DNA da Pré-Concepção ao Nascimento”. O Prof. Dr. Geraldo Duarte, Professor Titular do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (FMRP-USP), falou sobre a metilação como ferramenta de qualificação do DNA fetal. “A metilação do DNA possibilita que as adequações funcionais possam ocorrer além do determinismo da codificação genética, ativando os genes bons, bloqueando a expressão de genes ruins, além de promover a estabilização do código genético”, explica o Prof. Dr. Geraldo.

O Prof. Dr. Antonio Cabral, doutor em Obstetrícia pela UNIFESP e Professor titular de Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), discutiu os mecanismos protetores da metilação do DNA fetal. “Altas doses de ácido fólico alteram a expressão dos genes ligados ao autismo. Percebemos que o número de crianças com autismo dobrou em 20 anos. Mesmo sabendo que é uma síndrome com múltiplas causas, trata-se de um número preocupante”, ressalta o Prof. Dr. Cabral, referindo-se aos riscos da superdosagem do ácido fólico.

No segundo dia do Simpósio, os especialistas abordaram a “Prescrição na Gravidez: A Responsabilidade em não Comprometer o Feto”. O Prof. Dr. Geraldo abordou os vários aspectos da neurogênese e do neurodesenvolvimento, enfatizando os cuidados necessários para que esses processos ocorram dentro da normalidade. Apontou o risco do uso de alguns medicamentos podem tanto afetar o neurodesenvolvimento adequado quanto predisporem ao desenvolvimento de malformações embrionárias e fetais. Não deixou dúvidas sobre a responsabilidade do obstetra na orientação da gestante a respeito de todos os riscos que ela expõe seu filho quanto ao uso do álcool, tabaco e outras drogas ilícitas. O Prof. Dr. Geraldo Salientou que a estratégia “O pré-natal do parceiro” é outra atividade que deveria ser disseminada, pois no contexto desta estratégia estariam contidas as orientações fundamentais para a qualificação do gameta masculino, obviamente aumentando a chance de fetos e crianças saudáveis”.

Já Prof. Dr. Cabral, nesse segundo dia ressaltou a importância do médico se manter atualizado e buscar informações principalmente sobre os medicamentos que irão indicar às gestantes. Ele apresentou diversos medicamentos que eram indicados e ao longo do tempo trouxeram graves danos na formação das crianças. Dentre as drogas amplamente usadas no Brasil para controle das náuseas e vômitos na gestação, a única que foi estudada e garante o não comprometimento do neurodesenvolvimento da criança é a ondansetrona. Prof. Dr. Cabral ainda reforçou o papel fundamental do obstetra na proteção do feto “Nós precisamos analisar nossas condutas para não causarmos danos aos nossos pacientes, a saúde deles é nossa responsabilidade”, comenta.

“Ser guardião é mais do que proteger; é defender o feto, agindo contra tudo o que pode lhe causar qualquer mal”, comenta o Prof. Dr. Geraldo Duarte.

Essa foi a mensagem disseminada entre os congressistas durante todo o Simpósio, sempre chamando a atenção para a responsabilidade que os profissionais de saúde têm com a saúde da gestante e seu bebê.

Para mais informações, acesse www.guardioesdagestacao.com.br

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::