Brasil, 24 de Novembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

1º Encontro Brasileiro de Slow Medicine na APM

  • Escrito por  Chico Damaso
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Saúde
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Em 7 de outubro, a Associação Paulista de Medicina, em parceria com o Instituto Slow Medicine Brasil, realiza o 1º Encontro Brasileiro de Slow Medicine. O evento, que vai ocorrer na sede da APM, tem o propósito de discutir em profundidade a filosofia, os princípios e as práticas da chamada “Medicina sem Pressa”.

A “Slow Medicine” resgata os aspectos essenciais da prática médica, como a primazia do tempo na ciência e na arte de cuidar, tendo como fundamento a relação médico-paciente. Trata-se de uma filosofia que busca oferecer atendimento médico de qualidade baseando-se nas melhores evidências científicas.

José Carlos Campos Velho, médico geriatra e um dos palestrantes do evento, destaca a importância da iniciativa. “Trata-se de uma ação recente no Brasil, embora a iniciativa internacional já tenha uma história consolidada ao longo dos últimos 15 anos. A ideia é abordar os fundamentos da Slow Medicine, além de uma série de propostas que se assemelham e conjugam com seus objetivos. No evento iremos discorrer sobre os impactos dessa filosofia em diferentes especialidades médicas, e também vamos nos debruçar na Medicina Integrativa para saber como ela trabalha com o entrelaçamento de valores caros à Slow Medicine nas práticas integrativas”, diz.

Para Kazusei Akiyama, clínico geral e diretor do Instituto Slow Medicine Brasil, o encontro busca um resgate da humanização da prática médica. “Queremos chamar a atenção para características que estão sendo deixadas de lado na prática da medicina, como a valorização da relação médico-paciente. A medicina existe por causa dos pacientes, precisamos relembrar o que aprendemos na faculdade. Embora a medicina seja uma atividade corrida, que demanda muita dedicação do profissional, o médico precisa de tempo para ouvir, pensar, decidir, compartilhar o caso com o paciente. Queremos, com esse resgate, melhorar o atendimento ao paciente”, explica Akiyama.

Dividido nos módulos “Os Fundamentos da Slow Medicine”, “Slow Medicine: Opinião do Especialista”, “Iniciativas e Caminhos Compartilhados” e “Entrelaçamentos”, o evento é voltado para médicos, estudantes de medicina, profissionais e estudantes de áreas de saúde e interessados em geral.

1º Encontro Brasileiro de Slow Medicine – “A Medicina sem Pressa”

Dia: 7 de outubro de 2017

Horário: 8h30 às 17h

Local: Auditório Verde da Associação Paulista de Medicina,
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – Bela Vista/SP.

Informações e inscrições: ou se preferir (11) 3188-4200

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::