Brasil, 22 de Novembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Eclipse Solar retoma os perigos dos raios solares para a saúde ocular

  • Escrito por  Natália Guimarães
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Saúde
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Eclipse Solar retoma os perigos dos raios solares para a saúde ocular

Especialistas alertam sobre a importância da proteção dos olhos todos os dias do ano

No dia 21 de agosto, o eclipse solar promete deixar parte da população mundial com os olhos voltados para o céu. Nos Estados Unidos o espetáculo será total, com a Lua encobrindo completamente o Sol. Já aqui no Brasil, haverá uma cobertura parcial e ele poderá ser apreciado em algumas regiões do país. No entanto, antes de assistir ao espetáculo é importante entender a importância de proteger os olhos dos raios solares, não só neste dia, mas durante todo o ano.

Com a proximidade do eclipse solar - que poderá ser visto nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, surgem dúvidas sobre a melhor forma de observá-lo. E este é um bom momento para alertar sobre dos perigos da exposição dos olhos aos raios solares. Mesmo que o Sol esteja parcialmente encoberto, como no caso do eclipse, a recomendação de oftalmologistas é nunca olhar diretamente para ele. “Os raios solares podem afetar a córnea, a mácula e a retina, causando diversos danos à visão, que podem ser irreversíveis”, afirma a oftalmologista Dra. Márcia Beatriz Tartarella, diretora da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica da América Latina.

De acordo com a especialista, o grande problema é que durante um espetáculo como o eclipse, as pessoas ficam olhando diretamente para o Sol e por mais tempo, e esse comportamento não é seguro nem mesmo usando óculos escuros. “Para assistir ao evento de forma segura, o ideal é que sejam utilizados equipamentos específicos para observação do Sol, mesmo assim, apenas por alguns segundos”, completa. Além disso, a oftalmologista também alerta quem pretende registrar o evento em fotos, já que não é seguro observar por meio das lentes de máquinas fotográficas, apenas com lentes especiais.

Faz quase 100 anos que um evento desta proporção não acontece nos Estados Unidos e, é claro, que o tema vem repercutindo em todo o mundo. No entanto, mais do que se prevenir para um momento pontual, é importante ressaltar que os cuidados com os raios solares devem ser tomados ao longo de todo o ano e por toda a vida. “A proteção dos olhos nem sempre é um assunto recorrente, mas é tão importante quanto a proteção da pele contra os raios emitidos pelo Sol. Além dos raios UV, a claridade e a luz azul, também emitida pelos aparelhos eletrônicos, mas em menor quantidade, podem acarretar diversos danos à visão, até mesmo cegueira”, afirma Tatiana Nardez, gerente de marketing da Transitions Optical Brasil.

Sobre a Transitions Optical

A Transitions Optical é líder mundial na produção de lentes fotossensíveis (adaptáveis) para os fabricantes ópticos em todo o mundo. Em 1990, foi pioneira na fabricação e comercialização de lentes adaptáveis de resina. Como resultado do seu investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento tecnológico, a Transitions Optical oferece uma ampla variedade de produtos, estabelecendo novos parâmetros de performance em proporcionar cada vez mais conforto e proteção UV para a visão. Liderança de produto, foco no consumidor e excelência operacional fizeram da Transitions ® uma das marcas mais reconhecidas do ramo óptico. A Transitions Optical é ganhadora do Gallup “Great Workplace Award” em 2013. Para mais informações sobre a empresa e sobre as lentes Transitions, acesse: transitions.com.br

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::