Brasil, 20 de Novembro de 2017

• Adicionar novo comentario
  • Publicado em Saúde

Fisioterapeuta indica práticas e cuidados para envelhecer com saúde

Em um cenário em que a população idosa mundial cresce, é de extrema importância que os brasileiros conheçam as práticas capazes de garantir um envelhecimento saudável a fim de evitar os problemas de saúde consequentes do sedentarismo e dos maus hábitos alimentares. Doenças crônicas como diabetes, colesterol alto e hipertensão, são alguns dos problemas que podem afetar a qualidade de vida do indivíduo, isso sem mencionar as crises de dores.

A fisioterapeuta Patricia Prieto explica que há uma diferença entre praticar exercícios e manter-se ativo. “Existem idosos que não praticam exercícios físicos, mas possuem uma vida ativa caminhando até o mercado, levando filhos ou netos no colégio ou mesmo os que não param de trabalhar. Outros idosos, porém, não se mantém ativos, mas têm um personal trainer com quem se exercitam frequentemente. O ideal é que as duas praticas sejam combinadas”.

Responsável pelo Espaço Pathrícia Prieto, em Perdizes, São Paulo, a fisioterapeuta explica que é importante manter uma capacidade funcional combinada à alimentação saudável e uma boa qualidade de sono. A disposição mental também é importante. Manter-se mentalmente ativo com leituras e exercícios de memória faz muita diferença.

Sobre os exercícios físicos mais indicados, Prieto explica que os de baixo impacto são ideais para manter o equilíbrio e a postura do corpo. “O problema é que os idosos vão ficando inativos. Vão se acomodando em casa e não querem mais sair”, afirma. Para evitar os problemas de saúde, a profissional indica as atividades feitas debaixo d’agua, os exercícios de alongamento e as caminhadas.

Um dos principais problemas atuais da terceira idade são as quedas. “No ano passado um estudo afirmou que 30% dos idosos brasileiros sofrem com esse problema anualmente e a maioria dos casos ocorre dentro de casa. É necessário planejar um ambiente bem adaptado para garantir uma melhor qualidade de vida”. Essas quedas podem ser evitadas com exercícios de fortalecimento, de equilíbrio e de marcha, ambos trabalhados em sessões de fisioterapia.

Sobre Espaço Pathrícia Prieto
Com mais de vinte anos de atuação, a fisioterapeuta Patrícia Prieto criou a clínica que leva seu nome, para oferecer uma lista completa de serviços e tratamentos nas áreas de saúde, estética e bem-estar. O Espaço Pathrícia Prieto conta com uma equipe especializada no tratamento de dor, reabilitação, acupuntura, estética (tratamentos corporais, tratamentos faciais e bem-estar) e nutrição e foi fundado pela fisioterapeuta Patrícia Prieto, que acumula mais de 21 anos de experiência na área.

Código de segurança
Atualizar