Brasil, 23 de Outubro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cinco passos para retornar aos treinos sem riscos de lesões

  • Escrito por  Rita Nogueira
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Saúde
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Fisiologista do Esporte HCor dá dicas simples para quem se deu férias das atividades físicas e pretende voltar aos treinos de forma segura e progressiva

Quem nunca se deu férias das atividades físicas? Após uma pausa, o funcionamento do corpo, naturalmente, muda. Independente da intensidade dos treinos, é preciso entender que haverá um novo período de adaptação para alcançar os resultados anteriores. Se não o respeitar corretamente, lesões poderão ocorrer e prolongar o tempo parado. Por isso, antes de recomeçar, é preciso seguir algumas regras e cuidados importantes.

Diego Leite de Barros, fisiologista do Esporte do HCor – Hospital do Coração, lista cinco dicas fundamentais para retornar de forma segura. “Antes de qualquer coisa, não adianta querer recuperar o tempo perdido o mais rápido possível. A maioria das pessoas faz isso e os prejuízos são grandes”, alerta. Confira algumas dicas e bom treino!

Visite um médico
Independente do objetivo, antes de começar ou recomeçar, o primeiro passo é fazer um check-up preventivo. Com uma avaliação médica é possível saber qual o nível de condicionamento físico e, a partir dessa informação, procurar a atividade mais adequada. “O acompanhamento de um especialista no esporte é recomendado para orientar quanto à intensidade, descanso e alimentação para garantir a segurança”, indica.

Alongue-se
O alongamento é fundamental para evitar lesões e maximiza o desempenho. “Após longos períodos de inatividade, os músculos ficam retraídos. Alongar-se de 10 a 15 minutos antes e depois do treino é uma ótima maneira de soltar a musculatura”, reforça Barros.

Vá com calma
Restabelecer os exercícios gradativamente evita lesões de vários tipos. A recomendação, segundo o fisiologista do HCor, é diminuir o peso, fazer exercícios mais curtos ou correr uma distância menor. “Independe do tempo em que ficou parado, seja uma semana ou um mês, a melhor estratégia é treinar de forma gradual. Desta forma, os resultados são melhores e mais eficazes”, orienta.

Cuide da dieta
A ingestão adequada de calorias é fundamental para reparar e dar combustível aos músculos. Se exercitar sem comer ou não se alimentar direito são os principais fatores que atrapalham na hora de ver os resultados. “Fazer um planejamento nutricional é importante para que garantir um desempenho ainda melhor nos treinos. Determinados alimentos são capazes de acelerar o processo de recuperação do metabolismo”, indica.

Descanse
Tão importante quanto um bom treino é o período de descanso, dimensionando um tempo a ser respeitado para que um novo treino possa ser iniciado. Os benefícios do treino não ocorrem durante sua realização, mas, sim, ao seu término. “O nosso corpo se adapta aos estímulos do treinamento durante o período de recuperação. Se os músculos estiverem parcialmente recuperados do treinamento anterior, em vez de benefícios e evolução, haverá danos e regressão”, diz o fisiologista.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::