Brasil, 26 de Setembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Saúde Bucal Infantil: É Recomendado O Uso De Creme Dental Com Flúor Para O Bebê?

  • Escrito por  Leonardo Oliveira
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Saúde
  • Imprimir
  • Compartilhar::

De acordo com dentista da Caixa Seguradora Odonto, se a quantidade usada for controlada, não há motivos para preocupação

Quando falamos em saúde bucal infantil, são muitas dúvidas que cercam a cabeça dos pais. Entre as principais está se a aplicação da pasta com flúor em crianças menores de três anos é uma prática recomendada. De acordo com a American Dental Association (ADA), referência mundial na área, a resposta é sim.

Desde 2015, a entidade passou a aconselhar os pais a usarem creme dental com flúor para escovar os dentes do bebê. A mudança de postura da associação norte-americana se baseou na revisão de uma série de estudos científicos e é adotada em quase todo o mundo. A tese é corroborada pela Associação Brasileira de Odontopediatria (ABO).

Segundo Rosane Menezes Faria, dentista da Caixa Seguradora Odonto, o principal receio é sobre a toxicidade do flúor. “Porém, se a quantidade usada for controlada, não há motivos para se preocupar. Por exemplo, a fluorese, aparecimento de manchas em formas de estrias brancas que afetam quase todos os dentes em formação, é causada pela ingestão excessiva da substância. É aí que reside a importância da supervisão dos adultos”, pontua.

A Associação Brasileira de Odontopediatria (Manual de Referência, 2013) recomenda que o uso de pastas de dentes em bebês e crianças que não sabem cuspir deve ter a quantidade equivalente a um grão de arroz (0,1g). Já nos que sabem cuspir, a quantidade precisa ser equivalente a um grão de ervilha (0,3g).

A dentista ainda destaca que o flúor evita ou diminui a perda de minerais dos dentes, que nada mais é do que a cárie dentária. “Ele atua como um dos fatores importantes para a prevenção da cárie na dentição de leite e na permanente”.

Quando aplicar no bebê pela primeira vez?

De acordo com a dentista, a escovação com a utilização do creme dental convencional com flúor já deve ser iniciada a partir do nascimento dos primeiros molares decíduos, que acontece em torno de 14 meses. “O pequeno deve escovar os dentes com uma escova macia e de cabeça pequena pelo menos três vezes ao dia”, explica.

Quais cuidados ao escolher o creme dental da criança?

Segundo a especialista, existem no mercado brasileiro várias opções com formulações seguras para o uso em bebês. “Vale ressaltar que a concentração de flúor deve ficar entre 1100 e 1450 ppm (partes por milhão), no caso de crianças menores de seis anos, e que os pais devem supervisionar a utilização da pasta fluoretada pela criança”, orienta Rosane.

Visita ao dentista

Por fim, a dentista da Caixa Seguradora Odonto, lembra que na fase da infância, também é imprescindível a consulta ao dentista, mesmo que o pequeno não estiver com nenhum problema bucal aparente. “É a melhor forma de se realizar uma avaliação mais aprofundada e prevenir certas enfermidades. O ideal é realizar uma visita a cada seis meses”, finaliza.

Sobre a CAIXA SEGURADORA ODONTO

A Caixa Seguradora Odonto é uma das maiores operadoras de planos odontológicos do Brasil. Com mais de 20 anos de experiência no segmento, a empresa oferece diversas opções de planos individuais e corporativos. Atualmente, a Caixa Seguradora Odonto conta com 550 mil beneficiários, 7.500 pontos de atendimento e mais de 25 mil opções de atendimento em todo o Brasil. A empresa faz parte da Caixa Seguradora, uma união bem sucedida entre duas instituições: a CNP Assurances, líder do mercado francês em seguros de pessoas, e a Caixa Econômica Federal.

www.odontoempresas.com.br


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::