Brasil, 26 de Setembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

CONDEPE 2018 traz aprimoramento em simulação realística

  • Escrito por  Chico Damaso
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Saúde
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Em 3 e 4 de abril de 2018, o Transamerica Expo Center, em São Paulo, será palco do Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem – CONDEPE 2018. A partir de uma proposta teórico-prática, dará aos profissionais a oportunidade de se atualizar com os estudos e avanços mais recentes da área.

Um dos exemplos das novidades a serem tratadas pelo CONDEPE 2018 é a Simulação Realística, o mais moderno método de treinamento, apoiado por tecnologia, para garantir a segurança no processo de assistência ao paciente. A metodologia é essencial à boa prática, conta a Dra. Ariadne da Silva Fonseca, doutora em Enfermagem pela UNIFESP, Gerente do Instituto de Aperfeiçoamento Profissional e Simulação São Camilo e representante da ABEn Nacional.

“A simulação realística é uma metodologia de ensino utilizada com os profissionais para que possamos rever processos ou técnicas em um ambiente bem semelhante ao real, daquilo que encontramos no dia a dia no cuidado com o paciente. Essa metodologia é usada por meio de manequins, que simulam situações muito próximas do real, como, por exemplo, chorar, falar, piscar os olhos e convulsionar. Hoje se recorre à simulação realística, não só para o profissional individualmente, mas para toda a equipe; assim que, na hora em que for prestado o atendimento de verdade, estaremos treinados e capacitados adequadamente”, explica a especialista.

Em curso prático no CONDEPE 2018, ocorrerá a abordagem de situações de emergência e comportamentos que irão envolver a participação da plateia. Após a simulação, haverá o The Briefing, para que seja estudado o acontecimento, analisando os pontos positivos e o que pode ser melhorado.

“A ideia é fazer estes treinamentos sempre com os profissionais, para desenvolver habilidades que eles ainda não têm ou que possam aprimorar àquelas que desenvolvem em seu dia a dia.”, acrescenta.

A especialista destaca que a simulação de situações que exigem capacitação adequada, resiliência e controle são essenciais à assistência de qualidade: “O mais importante disso tudo é que o mundo tem trazido, a cada dia, a humanização da tecnologia, com novas formas de assistir o outro. É essencial ao profissional aprender a buscar essas novas formas de cuidar o outro, porque enfermagem cuida de gente. A simulação vem como recurso para aprimorar a segurança e a atualidade da assistência, porque só há um momento em que posso errar: é no treinamento. Então, a simulação, hoje, é fundamental para a qualificação da assistência, do cuidado ao paciente”, finaliza Ariadne da Silva Fonseca.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::