Brasil, 28 de Julho de 2017

O cálcio alimentar é o grande aliado dos ossos

• Escrito por  Regiane Chiereghim
  • Publicado em Saúde

A fonte está nos laticínios

O cálcio é o principal mineral componente do osso. É o que o torna rígido e menos sujeito a sofrer fraturas, principalmente na velhice, quando a chance de quedas e traumas nos ossos é maior.

“Quando o aporte de cálcio é feito pela alimentação, é ainda melhor. Usamos suplementos de cálcio apenas quando a dieta não for suficiente para a ingestão diária necessária do mineral”, explica Dra. Marise Lazaretti Castro, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP).

No adulto, é recomendado de 800 a 1.000 miligramas de cálcio por dia, que pode advir, principalmente, de uma dieta rica em laticínios, tais como leite (desnatado ou integral), iogurte, coalhada, ricota e queijos variados. Em um copo de leite ou iogurte há 300 mg de cálcio.

Ela acrescenta ainda que feijão, tofu, semente de gergelim e sardinha em lata com espinhos são outras opções para ingerir o mineral essencial aos ossos. As folhas verdes escuras entram na lista, e a couve mineira e o brócolis são as melhores fontes. Porém, as verduras possuem pouco cálcio aproveitável e em quantidades menores, portanto, fica difícil de atingir a quantidade diária necessária se os laticínios não estiverem presentes na dieta.

Veganos e pessoas com intolerância à lactose ou alérgicos ao leite precisam fazer o aporte por meio de suplementos, entretanto, como lembra Dra. Marise, sempre com orientação médica. “E o endocrinologista é quem está capacitado para dar suporte a estes pacientes”, conclui a endocrinologista.

Sobre a SBEM-SP

A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais moléstias tratadas pelos endocrinologistas.

Serviço:

Twitter: @SBEMSP