Brasil, 20 de Setembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Navegação virtual permite observar o bebê ainda no útero da mãe

  • Escrito por  Paula Borges
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Saúde
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Tecnologia imersiva também facilita o diagnóstico precoce de anomalias e tumores

A gravidez já é, por si só, um momento inesquecível na vida de qualquer casal, mas os avanços tecnológicos aplicados à medicina fetal sempre dão um jeito de tornar essa experiência ainda mais especial. Agora, além de ver o bebê através das tradicionais ultrassonografias, os futuros pais também podem conhecê-lo melhor em 3D, como se também estivessem dentro do útero, através da navegação virtual. Segundo o Dr. Heron Werner, ginecologista e obstetra integrante do corpo clínico do Alta Excelência Diagnóstica e idealizador do experimento, é possível ver muitos detalhes do futuro filho que a ultrassonografia tradicional não alcança, já que se trata de uma tecnologia que une o melhor das imagens geradas pela ultrassonografia e pela ressonância magnética, previamente tratadas e montadas para formar o corpo e o rosto do bebê.

Destaque na RSNA 2016, o maior congresso de radiologia do mundo realizado anualmente em Chicago, nos Estados Unidos, o projeto, desenvolvido pelo Alta em parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), teve grande visibilidade na mídia americana e europeia por causa de sua inovação e versatilidade. Além da evidente vantagem para os pais, que ficam cada vez mais perto de seu bebê e em sintonia durante a gestação, a navegação virtual também pode facilitar a detecção de diversas anomalias no feto.

“Como a navegação virtual proporciona uma gama de imagens muito limpas e tratadas, permitindo ver o feto por diversos ângulos e até mesmo no interior de seu corpo, os médicos ganham mais material para analisar o atual estado de saúde de uma criança que exija intervenções pré ou neonatais e, caso necessário, fazer o acompanhamento com os pais”, conta o especialista. Após realizar todos os exames de imagem para capturar o material necessário para recriar o bebê em 3D, os pais retornam ao consultório em outro momento para fazer a experiência de imersão.

O especialista também esteve à frente no desenvolvimento de outra tecnologia que impactou a forma de viver a gestação, principalmente das mães com deficiência visual: a impressão do feto em 3D através de imagens captadas por ultrassonografia e ressonância magnética. Com a ajuda das impressoras em 3D, as imagens geradas nos exames pré-natais podem ser usadas para a reconstrução e impressão 3D do feto, por meio de diversos tipos de material, para que os pais possam guardar como recordação do momento ou, ainda, proporcionar às mães deficientes visuais o que a ultrassonografia não consegue: perceber, com o tato, todos os detalhes de seu bebê.

“Tivemos um desenvolvimento significativo da medicina fetal nos últimos anos, o que nos permitiu tanto viver o momento da gestação de uma maneira completamente diferente e de uma forma mais realista quanto detectar e tratar condições médicas particulares do feto que antes só poderiam ser descobertas após seu nascimento. Nesse projeto, vemos benefícios para os pais e para os médicos”, explica o Dr. Heron.

No Rio de Janeiro, a navegação virtual está disponível para agendamento, feito com antecedência da data da realização dos exames de imagem, no Alta Excelência Diagnóstica.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::