Brasil, 20 de Novembro de 2017

Aumento do sobrepeso faz crescer a preocupação com as doenças bucais

• Escrito por  Agencia Galo
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Saúde

Em dez anos a obesidade no Brasil passou de 11,8% para 18,9%. O dado, que compreende o período entre 2006 e 2016, faz parte da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada pelo Ministério da Saúde. De acordo com o estudo, um em cada cinco brasileiros está obeso e, o mais preocupante, 53,8% da população adulta tem excesso de peso.

Esses quilos a mais na balança são fatores de riscos para diversas doenças e a saúde bucal deve receber atenção. Doenças crônicas como a obesidade podem aumentar o risco de problemas bucais como a erosão dentária, a diminuição do fluxo salivar, a cárie dentária, a doença periodontal, entre outros.

Uma possível relação entre a obesidade e as doenças bucais ocorre principalmente por causa da ingestão excessiva de alimentos ricos em gordura e açúcar, como os doces, farináceos e alimentos industrializados. Essas substâncias têm alto teor de carboidratos simples e aderem mais facilmente à superfície do dente. Se a higiene bucal não for adequada, o risco de desenvolvimento de cáries aumenta consideravelmente.

Outra doença comum em pessoas acima do peso é a periodontite. De acordo com Paula Midori Castelo, cirurgiã-dentista membro de Câmara Técnica do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), “Estudos sugerem que o tecido adiposo libera citocinas e hormônios pró-inflamatórios, especialmente o tecido adiposo abdominal, que ao chegar ao periodonto podem favorecer ou exacerbar o processo inflamatório”.

Ainda segundo Paula Castelo, outro fator a ser observado é o comportamento mastigatório e alimentar. Um estudo do seu grupo mostrou que adolescentes com excesso de peso apresentaram mais alterações mastigatórias que aqueles com peso normal, favorecendo a ingestão de um bolo alimentar malformado, sem antes triturá-lo corretamente entre os dentes. “A mastigação inadequada por levar a alterações nutricionais”.

Cirurgia bariátrica

Para tratar a obesidade grave algumas pessoas recorrem à gastroplastia(cirurgia bariátrica), pois ela é capaz de melhorar ou reverter o problema, além de estar associada a uma melhora nos fatores psicossociais e de qualidade de vida. Para estes pacientes, a atenção à saúde bucal é primordial já que consequências nocivas, como o aumento da incidência de cárie dentária e doença periodontal tem sido relatadas em alguns estudos. Além disso, a diminuição temporária do fluxo salivar, refluxo gastresofágico e vômitos podem predispor a ocorrência de lesões na mucosa oral e erosão dentária. Estes pacientes também inspiram cuidados nutricionais para o metabolismo ósseo, pois a absorção de nutrientes como ferro, vitamina D e cálcio fica comprometida, podendo ocorrer perda de massa óssea o que aumenta as chances de osteoporose.

Qualidade de Vida

Evitar essas complicações depende bastante da perda de peso. A prática regular de atividades físicas e a reeducação alimentar são os pilares para o tratamento e controle do excesso de peso, com o aumento no consumo de fibras, vitaminas (como a C e a D) e minerais, além da ingestão adequada de líquidos. Vale ressaltar que é sempre recomendável acompanhamento profissional no processo de emagrecimento.

Sobre o CROSP – O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente. Hoje, o CROSP conta com 110 mil profissionais inscritos. Além dos cirurgiões-dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Técnicos em Prótese Dentária, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária. Mais informações: www.crosp.org.br

Código de segurança
Atualizar