Brasil, 25 de Setembro de 2017

Câncer de pele: protetor solar não bloqueia totalmente raios UV

• Escrito por  Juliana Colognesi
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Saúde

Por Victor Peixoto

Proteger a pele dos raios UV é coisa séria. Esse deveria ser motivo de muita preocupação para os brasileiros, uma vez que o câncer de pele representa 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD, são cerca de 176 mil novos casos por ano. Entre as principais causas estão justamente a exposição excessiva a esse tipo de radiação.

Durante um estudo realizado pela Universidade de Manchester e pelo Instituto do Câncer, em Londres, descobriu-se que os protetores solares, mesmo aqueles com FPS 50, não protegem completamente a pele dos raios ultravioletas (conhecidos como UV), o que abre uma brecha ao risco de câncer, a longo prazo. O estudo foi publicado pelo jornal Daily Mail. Em 2014, houve a primeira pesquisa molecular do mundo a avaliar as causas exatas do melanoma, a forma mais letal do câncer de pele.

Sem dúvida, o filtro solar é a forma mais usual de proteger a pele, no entanto, não deve ser a única. Hoje em dia, já é possível encontrar marcas que utilizam a proteção UV na confecção de roupas e acessórios. Os fios do tecido recebem banhos químicos sintéticos e de dióxido de titânio, substância presente nos protetores solares que conferem uma ótima proteção solar. Essa tecnologia garante 90% de proteção e já pode ser encontrada em todo o tipo de vestuário.

Contudo, para garantir a eficácia do material é importante comprovar a qualidade dos produtos comercializados pela marca que você escolher. Para isso, é essencial verificar se as roupas são certificadas pela Arpansa, único órgão no mundo responsável por testar fator UV em roupas e acessórios.

As pessoas estão acostumadas a achar que se não se colocarem em exposição durante muito tempo e com a proteção do filtro solar estarão a salvo. Mas, o câncer de pele é uma doença silenciosa, que surge com o tempo e com a frequência de exposição. É preciso ficar atento aos sinais do surgimento de pequenas feridas e outras irregularidades na pele. Acima de tudo, é necessário prevenir a pele dos raios UV com atenção e com todos os recursos possíveis.

Victor Peixoto é médico dermatologista e consultor da Litonaneus.

Sobre a Litoraneus

Fundada em 2010, a marca é referência na fabricação de roupas e acessórios com proteção solar no Brasil, sendo inclusive certificada pela Agência Australiana de Proteção à Radiação e Segurança Nuclear (Arpansa). Responsável pelo desenvolvimento de um tecido com tecnologia capaz de absorver até 90% dos raios solares, as roupas e acessórios comercializados pela marca possuem proteção FPU 50+ permanente, não saindo com as lavagens. Além disso, as coleções seguem tendências atuais e são cocriadas com estilistas, dermatologistas e fisioterapeutas, apresentando um novo conceito de moda com proteção solar.

Código de segurança
Atualizar