Brasil,

Taxa de desemprego influencia queda do número de beneficiários nos planos, diz IESS

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lenir Camimura
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A pesquisadora do Instituto de Estudos da Saúde Suplementar (IESS), Natalia Lara, abre a programação científica do XII Congresso Nacional das Operadoras Filantrópicas de Planos de Saúde, na próxima quarta-feira (21), às 9h. Em entrevista à CMB/Rede Saúde Filantrópica, Natalia falou sobre a visão macroeconômica do mercado, tema de sua exposição no evento.

De acordo com Natalia, os resultados econômicos do País têm impactado o mercado de Saúde Suplementar. Mesmo com a taxa positiva do PIB no primeiro trimestre, apresentada pelo governo como a confirmação para o fim da recessão, os níveis de desemprego continuam altos, refletindo sobre os planos de saúde com uma oscilação especialmente no número de beneficiários. Ela ressalta que a contratação dos planos está diretamente relacionada à taxa de desemprego, já que 66% dos planos contratados são coletivos.

A pesquisadora afirma que é preciso rever o modelo de pagameto da Saúde Suplementar, pois, o modelo atual, o fee for service, incentiva o aumento de demandas por serviços que nem sempre são necessários para o tratamento do paciente, gerando custos para operadoras. 'Com a incorporação desses novos modelos de pagamento é possível avançar na questão de indicadores de qualidades na cadeia de Saúde, o que possibilitará maior transparência dos dados e informações relevantes para um cuidado maior em relação a pacientes com doenças crônicas e à gestão de custos com idosos', afirma.

Quanto à taxa de desemprego, a pesquisadora destaca que, no primeiro trimestre de 2017, o índice de desocupação atingiu 13,7%, sendo este o maior valor desde que o indicador passou a ser divulgado em 2012, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE). Ela reforça que o PIB brasileiro apresentou crescimento de 1,0% na comparação com trimestre anterior, mas, na comparação de 12 meses, apresentou uma queda de -0,3%. 'Mesmo com esse resultado, a taxa de desemprego não caiu. A contratação de planos de saúde está diretamente relacionada a este índice, pois 66,4% dos planos contratados são coletivos. E esse tipo de contratação apresentou queda de 1,9% entre o primeiro trimestre de 2016 e o mesmo período em 2017. Já a queda do total de beneficiários foi de 2%, totalizando, em março de 2017, o número de 47,6 milhões de beneficiários, o que representa uma redução de 978,2 mil beneficiários em 12 meses', aponta.

Por outro lado, segundo dados publicados no Relatório de Emprego na Cadeia da Saúde Suplementar do IESS, o setor apresentou crescimento de 1,4% no total de trabalhadores empregados com carteira assinada no período de 12 meses encerrados em abril de 2017. No total, o setor emprega 3,4 milhões de pessoas, ou 7,9% da força de trabalho no País. Já o mercado brasileiro recuou 2,8% no mesmo período. Confira a matéria completa aqui.

O XII Congresso da Rede Saúde Filantrópica acontece nos dias 21 e 22 de junho, no Novotel Jaraguá (Rua Martins Fontes, 71 – Centro), em São Paulo. Novas inscrições ainda poderão ser feitas no local, na secretaria do evento. Mais informações: www.cmb.org.br/redesaude.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar