Brasil, 24 de Setembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Clínica oncológica mineira inova na aplicação de tecnologia genética para diagnóstico e tratamento do câncer

  • Escrito por  Rose Leoni
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Saúde
  • Imprimir
  • Compartilhar::

A descoberta de um câncer abaixo do nível detectável por testes atuais, inclusive por meio de amostras de sangue; o controle da eficácia de um tratamento oncológico; e o monitoramento do possível surgimento de novas mutações de um tumor maligno, são alguns dos benefícios proporcionados pelo uso da técnica de dd-PCR (Reação de Polimerase em Cadeia com tecnologia Digital em gotas) para a realização de diagnóstico e tratamento do câncer. Com o intuito de oferecer o tratamento personalizado do câncer por meio do uso de ferramentas inovadoras na tecnologia do sequenciamento genético, a Clínica Personal - Oncologia de Precisão e Personalizada, por meio de seu laboratório de genética molecular, coloca em funcionamento os primeiros painéis genéticos customizados pela tecnologia dd-PCR no Brasil.

Já em funcionamento na clínica, a PCR-Digital em gotas é uma técnica de laboratório usada para fazer milhões ou bilhões de cópias de uma região específica do DNA do paciente, de modo que a mesma possa ser analisada e assim contribua para a identificação de mutações genéticas, que caracterizam vários tipos de câncer. De acordo com o pesquisador e coordenador da Disciplina de Oncologia da Faculdade de Medicina da UFMG e diretor clínico da Personal, o médico, André Márcio Murad, essa nova técnica possibilita a escolha mais apropriada do tratamento específico alvo-molecular para cada paciente e ainda contribui para o monitoramento dos resultados desta terapêutica, por meio da observação do desaparecimento do DNA tumoral no sangue periférico de pessoas afetadas. “Em muitas situações, a análise do perfil genético tumoral pode ser feita inclusive por meio da coleta de sangue periférico, pois esta tecnologia consegue realizar a leitura do DNA tumoral livre circulante, o que poupa muitas vezes o paciente de biópsias as metástases tumorais”, ressalta.

O PCR Digital em Gotas é uma evolução das técnicas de PCR, pois permite uma quantificação total e altamente sensível de ácidos nucléicos sem a necessidade de um padrão. “No sistema de PCR Digital por gotas, uma amostra de DNA é dividida em 20.000 gotas e, após a amplificação, as gotas contendo a sequência-alvo são detectadas por fluorescência. A PCR digital aumenta excessivamente a sensibilidade do teste e possibilita a detecção de eventos raros, tais como mutações de um único nucleotídeo em uma população de sequências do tipo selvagem”, explica André Murad.

Murad esclarece que na técnica de PCR convencional em tempo real, o sinal de sequências do tipo selvagem pode dominar e encobrir o sinal da sequência rara, ou seja, ao minimizar os efeitos da competição entre possíveis alvos, a PCR Digital supera as dificuldades relacionadas à amplificação das sequências raras, assim permitindo a mensuração integral dos ácidos nucleicos a serem identificados.

O oncologista ainda aponta que o diagnóstico e o tratamento do câncer passaram por profundas e extraordinárias mudanças nos últimos 12 anos. Murad explica que a terapia convencional, usualmente baseada em agentes quimioterápicos e hormonais, tem sido substituída gradativamente pela moderna terapia alvo-molecular, que atua especificamente nas células tumorais, pois inibe proteínas, ligantes ou receptores relacionados a mutações genéticas específicas presentes exclusivamente nas células tumorais.

Por ser uma doença dos genes, Murad ressalta que o câncer deve ser tratado de forma individualizada, e tal tratamento deve ser escolhido mediante a correta identificação das mutações ocorridas nestes genes e daí surge a necessidade do uso do sequenciamento genético. “O genoma humano, também conhecido como ‘código da vida’, compreende toda a sequência de DNA e traz informações de grande relevância para o entendimento e tratamento de diversas condições geneticamente determinadas. Já o exoma é o conjunto de éxons, a parte do genoma com uma função biológica ativa, como as regiões codificantes de todos os nossos 20.000 genes. Nessa porção, portanto, encontra-se a grande maioria das alterações responsáveis pelas doenças genéticas, incluindo o câncer”, comenta.

Conforme o oncologista, o sequenciamento do exoma permite a análise detalhada das regiões codificantes do genoma humano, tornando possível o estudo da grande maioria das doenças de origem genética, a partir de uma única coleta de sangue, ou de uma amostra do tecido tumoral. “O sequenciamento genético é uma técnica que envolve processos bioquímicos que permitem identificar cada nucleotídeo em uma cadeia de DNA, como uma leitura, letra a letra. O Sequenciamento de Nova Geração (NGS) utiliza uma nova geração de sequenciadores que possibilita o sequenciamento de múltiplos genomas ou exomas, produzindo dados em larga escala”, diz.

De acordo com o estudo francês "Profiler”, apresentado durante o Congresso Americano de Oncologia (ASCO) em junho na cidade de Chicago (EUA), a utilização de painéis genômicos de sequenciamento de nova geração (NGS) são essenciais para a escolha de tratamentos alvo-moleculares contra tumores malignos em estágio avançado. “Esta ferramenta é imprescindível na prática da moderna oncologia personalizada e de precisão, mas só agora foi consubstanciada por este estudo prospectivo de grande porte, que analisou 1944 pacientes e identificou um ganho na sobrevida dos pacientes tratados de forma personalizada de acordo com o perfil genético dos tumores em comparação com aqueles tratados de forma convencional”, comenta André Murad.

Por fim, o médico pontua que a partir do sequenciamento, drogas alvo-moleculares, anticorpos monoclonais ou imunoterápicos podem ser indicados para efetivo tratamento que, por ser direcionado especificamente às células tumorais, apresenta um potencial muito menor de toxicidade e melhor tolerância geral.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::