Brasil, 26 de Julho de 2017

• Escrito por  Marcus Contim
  • Publicado em Saúde

Exercícios Físicos Devem Ser Feitos Também no Inverno

Professor da Companhia Athletica Curitiba explica que apesar do frio, as atividades físicas devem continuar na rotina das pessoas

A estação mais fria do ano, o inverno, chega no próximo dia 21 de junho e muita gente usa essa desculpa para parar de se exercitar. É isso que conta o professor da Companhia Athletica Curitiba, Matheus Henrique Ferraz de Souza. “Com o frio, a prática de exercício diminui e isso ocorre por uma ‘comodidade’ do praticante, pois no inverno o preparo da atividade física é diferente e a própria motivação do praticante é menor, devido a queda da temperatura”, explica.

Souza comenta que o maior cuidado que deve ser tomado é em relação ao aquecimento da atividade proposta, evitando, dessa forma, qualquer risco de lesão. “É necessário fazer um aquecimento mais longo e mais completo do que em dias quentes. Para isso, é fundamental a orientação de um professor para a melhor indicação”, ensina. O professor lembra, também, que antes de começar qualquer exercício, é preciso ir até um médico. “Antes de começar qualquer atividade física, o praticante deve realizar um teste de esforço com um médico que avaliará as informações que serão repassadas ao profissional da área e assim será realizada a prescrição do treino.”

Mas, não pense que há restrições para o inverno. De acordo com ele, toda atividade bem preparada, com aquecimento específico e vestimentas adequadas, pode ser realizado. “Caso a pessoa já tenha uma restrição, como, por exemplo, Hipertensão, deve-se tomar mais cuidado, principalmente no frio, pois há tendência do aumento na Pressão Arterial, que pode ocasionar algum risco para esse público. Ou seja, é um profissional que deve indicar a intensidade e o volume da atividade”, explica.

Souza também comenta que o exercício físico deve ser feito, independente da estação, de forma individualizada. “A resposta biológica do corpo não é igual para todos e por isso não temos uma fórmula secreta que serve para todo mundo. A intensidade e volume mais adequados para a realização dos exercícios dependem de muitas variáveis, por isso a orientação de treino por um profissional da área”, salienta.

Outra dica que Matheus de Souza dá é que é recomendada a utilização de roupas adequadas para atividades outdoor. “Por exemplo, quando for correr na rua, pode-se optar por usar luvas, touca, calça e etc e sempre tomar cuidado para usar uma vestimenta destinada à prática esportiva, para que ela não atrapalhe o desempenho na atividade”, salienta. De acordo com ele, o objetivo é a manutenção do aquecimento corporal. “Uma vestimenta não adequada pode não gerar o aquecimento necessário (principalmente nas extremidades do corpo) e assim dificultar a execução do exercício ou até mesmo provocar um lesão no praticante”, afirma.

A Companhia Athletica Curitiba está localizada no piso G6, do ParkShoppingBarigüi. Acompanhe também todas as novidades nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Um pouco sobre a Companhia Athletic

Presente no mercado há 30 anos, a Companhia Athletica conta com 17 unidades distribuídas pelo Brasil. Com o conceito de academia completa, reúne em um único ambiente opções para cada necessidade. A unidade em Curitiba, localizada no ParkshoppingBarigüi, no Piso G6, tem 3.250 m² de área construída, sete salas e diversas aulas de luta e aeróbia. Como diferenciais da unidade, estão: salas climatizadas, espaço destinado às crianças e programa de exercícios físicos desenvolvidos, especialmente, para a faixa etária de 9 a 14 anos, além de aulas e equipamentos exclusivos. Há 10 anos na capital, a unidade conta com cerca de 40 modalidades na grade. As famosas aulas de Cia Cycle, Hopping e Flying Cords são alguns dos destaques da academia que é conhecida como pioneira às tendências do mercado esportivo.

O objetivo da rede de academias é melhorar a vida dos alunos como um todo, não apenas na qualidade dos equipamentos ou competência técnica; mas também no pensamento empresarial, no ambiente, no clima e na troca de sorrisos. Proporcionar a troca de experiências saudáveis e fazer com que o aluno saia da academia melhor do que entrou são os lemas da rede que funciona durante 363 dias do ano, das 6h às 23h, em todo o País.