Por que aderir ao IBRACOR?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sincor-RS

Estamos em pleno período do recadastramento dos corretores PF, que se encerra em 30 setembro. Aos corretores recadastrados será facultada, em seguida, a obtenção de Carteira de Identidade Profissional.

O Instituto Brasileiro de Autorregulação do Mercado de Corretagem de Seguros, de Resseguros, de Capitalização e de Previdência Complementar Aberta é a alternativa ao sonhado “Conselho Federal”, que não sai para NENHUMA profissão por decisão de Estado. Lembro aos colegas que o Sincor-RS e a nossa Fenacor já tentaram exaustivamente a criação do Conselho. Um Conselho Profissional só pode ser criado por iniciativa do Poder Executivo. E há uma decisão de Estado, não de Governo, que não criam mais nenhum Conselho de Profissão no país. Ora, se não podemos ter nosso Conselho Profissional, nos resta a alternativa da Autorregulação, já adotada por outras categorias, como é o CONAR para o mercado publicitário (conheça em Wikipedia e CONAR) e como são os entes autorreguladores do mercado financeiro (conheça em Portal do Investidor e Top Invest).

Portanto, o Ibracor, que é a entidade autorizada e reconhecida pela SUSEP como a autorreguladora do mercado de corretagem de seguros, é a nossa alternativa. Eu já me associei. E convido você, Corretor Profissional de Seguros, a se associar à Ibracor. Ninguém é obrigado a aderir ao Ibracor. Porém, quem o fizer terá direito a um selo de qualidade, uma identificação diante dos consumidores de que estão lidando com um Corretor Profissional que aderiu ao Código de Ética da categoria, de alguém que zela pelo bom exercício profissional, de alguém que não teme ser fiscalizado. Os piratas não terão esta identidade para apresentar. Você certamente não deseja ser confundido com um pirata…

Além disso, os associados contarão com o trabalho de orientação e fiscalização preventiva. Há aqueles que se preocupam com os custos disso – os tempos andam complicados em termos de custos. Saibam que, quem se associar ao Ibracor até junho de 2017, estará isento de pagar a taxa de inscrição e anuidades neste ano e em 2018. Para estes corretores que já se inscreveram, o Ibracor pretende praticar custos módicos a partir de 2019, da ordem de R$ 120,00 de anuidade.