Brasil, 26 de Julho de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Jejum intermitente promove a mesma perda calórica que outras dietas comuns

  • Escrito por  Paula Borges
  • Publicado em Saúde
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Método de emagrecimento faz com que as pessoas fiquem longos períodos de tempo sem comer

Febre entre famosas como Déborah Secco e Beyoncé, a dieta do jejum intermitente caiu no gosto das mulheres brasileiras. Baseada na alternância entre dias comuns e outros com longos períodos sem ingestão de alimentos, em que os adeptos ficam sem comer por 12 horas e às vezes 24 horas, esse método de emagrecimento promete resultados milagrosos em pouco tempo, mas, segundo um estudo publicado recentemente pela JAMA Internal Medicine, nos Estados Unidos, dietas baseadas em jejuns prolongados não são mais eficazes do que dietas comuns.

Enquanto nas dietas comuns se pratica uma restrição calórica contínua, o jejum intermitente intercala dias de dieta normal com dias de grande restrição calórica, em que é ingerido cerca de um quarto das calorias habituais. Normalmente são feitos cinco dias de dieta normal e dois dias de restrição calórica. A ideia do jejum intermitente seria tentar “burlar” o mecanismo de adaptação que ocorre em pacientes em restrição calórica contínua, em que se dá a diminuição do metabolismo basal. Além disso, há estudos que mostram aumento da produção de hormônios que ajudam no emagrecimento, como as catecolaminas e o hormônio do crescimento, em pacientes submetidos ao jejum intermitente.

Porém, segundo os pesquisadores da Universidade de Illinois, onde foi feito o estudo, no qual se compararam as duas dietas (restritiva contínua versus jejum intermitente), foi constatado que as pessoas submetidas ao jejum intermitente têm mais dificuldades de manter a rotina com tamanha restrição. Ao contrário do que se supunha, os dias de “folga” não facilitaram a adesão à dieta. O número de indivíduos com dificuldade de seguir a dieta do jejum intermitente chegou a quase 50%.

Além da aparente ineficiência diante das outras formas de perder peso já conhecidas, a endocrinologista Yolanda Schrank, integrante do corpo clínico do Alta Excelência Diagnóstica, aponta que a principal preocupação médica relacionada ao jejum intermitente é que ele induza um comportamento de risco aos adeptos: ao verem que de fato perderam peso ao ficarem sem comer, aumentem os períodos em jejum por vários dias seguidos, visando a um gasto maior de calorias. Tal comportamento pode, inclusive, resultar na falta de nutrientes essenciais, em hipovitaminoses, hipoglicemia e desidratação, colocando em risco a vida do praticante.

A saída para quem quer adotar jejuns alternados em seu dia a dia é fazê-los com consciência: nunca manter a restrição por vários dias seguidos, e sim por apenas um, e alterná-lo com dias de alimentação saudável. A médica relembra que uma alimentação equilibrada e atividade física regular ainda são as melhores formas de emagrecer e manter a saúde.

Por fim, não é aconselhado que crianças, idosos e pessoas diabéticas, hipertensas ou com baixa quantidade de açúcar no sangue adotem esse método de emagrecimento, já que a alimentação saudável e contínua é essencial para o desenvolvimento infantil e para a saúde na terceira idade, além de manter estáveis os níveis de açúcar e a pressão sanguínea. A recomendação é jamais fazer dieta sem antes consultar seu médico.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::