Brasil, 23 de Setembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como prevenir conjuntivites?

  • Escrito por  Flávia Marques
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Saúde
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Muitas pessoas ainda não reconhecem a importância de ir ao oftalmologista regularmente. A procura por um especialista costuma acontecer apenas quando o paciente percebe algum problema no olho ou sente dificuldade para enxergar.

No entanto, além da visita ao médico, alguns cuidados são importantes para manter a saúde ocular em dia. A conjuntivite, por exemplo, é uma doença muito comum que, em alguns casos, pode ser prevenida com medidas simples.

O problema surge a partir da inflamação de uma membrana, a conjuntiva, e os sintomas são bem desagradáveis: olhos vermelhos, coceira e secreção, que podem durar até 15 dias. A doença pode ser do tipo alérgica ou infecciosa, e apesar dos sintomas semelhantes, tem causas diferentes.

A alérgica, como o próprio nome sugere, é mais comum em pessoas predispostas à alergia (que já têm rinite, bronquite e/ou outras atopias). Nesses casos, não é contagiosa. A infecciosa, por sua vez, é transmitida por vírus ou bactérias. O tratamento dos sintomas envolve uso de lubrificantes artificiais e compressas frias; e, eventualmente, colírios antibióticos. É importante ressaltar que eles devem ser usados apenas sob prescrição médica.

A contaminação pode ser evitada de diversas formas. Coçar os olhos com as mãos sujas é um hábito que deve ser interrompido, pois transmite bactérias. Entre as mulheres, o compartilhamento de utensílios de maquiagem ou o uso de itens de má qualidade também são perigosos.

Quem usa lentes de contato deve estar ainda mais atento. É preciso respeitar a sua durabilidade e fazer uma limpeza diária com produtos específicos. As gelatinosas exigem mais atenção, pois têm grande capacidade de aderir sujeira e muco. É importante lembrar que o soro fisiológico não é recomendado para higienização. A substância não limpa nem desinfeta as lentes, e pode favorecer infecções.

Seja qual for o tipo de conjuntivite ou qualquer desconforto, é fundamental procurar um oftalmologista para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento ideal. Lembre-se: cuidar da saúde é muito importante, e o melhor remédio sempre será a prevenção.

Alexandre Kazuo é oftalmologista e coordenador do Departamento de Oftalmologia do Hospital San Paolo (www.hsanpaolo.com.br).

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::