Brasil, 19 de Agosto de 2017

Medley lança Zodel, medicamento similar contra a depressão, uma doença considerada um problema de saúde pública mundial pela OMS

• Escrito por  Imagem Corporativa
  • Publicado em Saúde

Antidepressivo criado no Centro de Desenvolvimento da Medley não interfere na libido nem gera ganho de peso, e tem menor interação medicamentosa

A depressão é o mal do século. É o que afirma a Organização Mundial da Saúde (OMS) que projeta a doença como a segunda maior causa de saúde pública mundial até 2020. Atualmente, mais de 320 milhões de pessoas são diagnosticadas como depressivas no mundo. Dos indivíduos com quadros depressivos, apenas metade trata a doença de forma adequada, seja com sessões de terapia – em casos de depressão leve - ou com o uso de medicamentos, em situações moderadas e graves.

Com o objetivo de aumentar o acesso ao tratamento da doença, a Medley, unidade de negócios responsável por genéricos e similares da Sanofi, acaba de lançar Zodel, o primeiro similar da molécula succinato de desvenlafaxina monoidratado do mercado.

O medicamento é cópia idêntica da droga de referência, e conta com uma molécula que possui baixa interação medicamentosa com outros tratamentos, não interfere na libido, nem causa ganho de peso no paciente.

Com o objetivo de ampliar o acesso ao tratamento da doença, Zodel chega ao mercado com o valor final de até 30% menos que o medicamento referência. Dessa forma, o similar sustenta um dos principais pilares da Medley, que é oferecer saúde de qualidade a toda população brasileira.

Centro de Desenvolvimento

Todo o desenvolvimento de Zodel foi realizado no Centro de Desenvolvimento da Medley, localizado em Campinas, interior de São Paulo.

Zodel, assim como outros medicamentos similares, recebe o título de “medicamento intercambiável”, isto é, ele pode ser substituído pelo remédio de referência a qualquer momento, desde que o paciente possua prescrição médica.

Pertencente à classe dos IRSNs (inibidores da receptação de serotonina e noradrenalina), Zodel amplia o portfólio de medicamentos destinados ao tratamento de doenças relacionadas ao Sistema Nervoso Central (SNC) da Medley, uma das áreas terapêuticas referência da farmacêutica.

Números da Depressão¹

Calcula-se que cerca de 11,5 milhões de pessoas sofram de depressão no Brasil atualmente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número representa quase 6% da população brasileira. A projeção da Associação Brasileira de Psiquiatria é de que pelo menos 25% dos brasileiros tiveram, têm ou vão ter depressão em algum momento da vida.

No mundo, 320 milhões de pessoas sofrem com a patologia. De acordo com a OMS, o número corresponde a 5% da população mundial. Ainda de acordo com a organização, entre 2005 e 2015, o número de pessoas diagnosticadas com a doença cresceu quase 19%.

Informações Zodel

· Registro de produto: nº 183260278.

· Publicação: RE Nº 2.357, 1º de setembro de 2016 (Diário Oficial da União)

· Indicação principal: Depressão e Transtorno Depressivo Maior (TDM)

· Princípio ativo: succinato de desvenlafaxina monoidratado

· Classe terapêutica: N06A5 antidepressivos IRNS (inibidores da recaptação de noradrenalina e serotonina)

· Apresentações: 50 mg x 28 comprimidos | 100 mg x 28 comprimidos

· Posologia: Dose inicial 50 mg – dose única diária | Dose máxima 200 mg – dose única diária

· Referência: Pristiq (Pfizer)

Referências bibliográficas:

1. Site da Organização Mundial da Saúde; acesso em 12 de abril de 2017; (http://www.who.int/)

Sobre a Medley

A Medley (www.medley.com.br), unidade de negócios responsável pela produção de medicamentos genéricos e similares da Sanofi, está há 20 anos no mercado.

Referência nas áreas terapêuticas de cardiologia, saúde feminina, sistema nervoso central e gastroenterologia, a companhia é a única farmacêutica nacional a receber o certificado de qualidade ISO 9001. Em 2016, a empresa conquistou, pelo sétimo ano consecutivo, o Prêmio Marcas de Confiança (Seleções/ Datafolha). Além disso, a

Medley é o laboratório de genéricos de maior confiabilidade e recomendação de médicos e farmacêuticos, de acordo com pesquisa IBOPE em 2014, e a marca de melhor reputação de todo o segmento farmacêutico, em avaliação do Reputation Institute.