Brasil, 21 de Setembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como o coaching pode ajudar na administração do tempo e na manutenção da qualidade de vida

  • Escrito por  * Deborah Toschi
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Saúde
  • Imprimir
  • Compartilhar::

É preciso encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Diante do atual contexto socioeconômico, as demandas profissionais acabam se tornando maiores e mais corridas, o que faz com que muitos profissionais acumulem responsabilidades e, muitas vezes, não reservem tempo para cuidar da sua saúde física e emocional. A partir daí, começam a surgir problemas, que além de afetar a vida profissional, afetam diretamente a qualidade de vida.

Para prevenção desses problemas, é preciso saber como administrar o tempo. Um bom planejamento pede a consideração de alguns fatores como objetivos, responsabilidades, metas e o próprio tempo que se tem disponível (da hora em que se acorda até se deitar). É preciso também que o “o seu equilíbrio” seja sua maior prioridade nessa situação, pois irá perceber que de forma indireta você pode acabar recebendo avisos de sua família, amigos e de seu próprio corpo, comunicando que seu ritmo de vida pode estar descompensado. Quando isto acontece é o momento de buscar ajuda para poder criar novos padrões e mudar alguns hábitos. Nesse sentido, o coaching é um processo que pode ajudar e muito aqueles que se encontram neste tipo se situação. Através de encontros, on-line ou presenciais, com o coach é possível aprofundar os principais pontos de insatisfação e reconhecer quais são seus bloqueios e fortalezas.

Ao longo desse processo, são propostos exercícios e um plano de ação com metas, o que permite o acompanhamento dos resultados obtidos e do que está em evolução. O foco principal do coach é procurar entender tudo o que paralisa seu cliente e que possa estar sabotando um novo processo de mudança. Juntos, coach e cliente poderão identificar pontos críticos, elaborando uma lista das principais ameaças e oportunidades. A partir desse levantamento, será possível traçar novos passos para que o indivíduo deixe a zona de conforto.

Equilíbrio e Resiliência

O coaching, trabalha muito o nível de resiliência, que é uma das principais competências da atualidade e que, para alcançar um nível alto, é necessário criar espaço para cuidar de si mesmo, o seu autoconhecimento. Uma pessoa que não considera os seus objetivos de curto, médio e longo prazo não irá planejar o seu tempo de forma consistente, equilibrando suas demandas diárias com os seus objetivos futuros. Quando ela não desenvolve o autoconhecimento e o seu planejamento, tanto pessoal quanto profissional, em algum momento ela irá perceber que não aproveitou sabiamente as diversas fases da vida.

Segundo a coach de carreira e vida Deborah Toschi, o ponto principal na administração do tempo é o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Por exemplo, uma pessoa pode trabalhar em uma empresa com uma demanda de trabalho muito intensa, que gera em média 12 horas de trabalho diariamente, mas, se esta pessoa está gostando do trabalho, é muito bem remunerada e atualmente não se importa em consumir praticamente 100% do seu tempo apenas com o trabalho, esta decisão no curto prazo não trará nenhum dano. No entanto, a médio e longo prazo isso poderá afetar a sua saúde física, emocional e a sua própria carreira. No âmbito pessoal, não haverá tido investimento em qualidade de vida. Já no âmbito profissional, não terão sido reservados tempo e energia para cuidar do desenvolvimento da carreira. “Esta é a realidade hoje vivenciada por muitos profissionais, e lá na frente eles poderão se arrepender por não terem percebido esta grande lacuna em suas trajetórias. Em algum momento terão que se reorganizar, na tentativa de minimizar os impactos do tempo perdido”, alerta.

Ela ainda explica que, quando a administração de tempo é uma das queixas principais apontadas por algum cliente, o coach deve realizar um mapeamento de toda a rotina do indivíduo, para que possa ser entendido o seu estilo de vida, objetivos, responsabilidades e metas, ou seja, qual é o cenário ideal, onde o cliente pretende chegar no final do processo. “Em busca desse equilíbrio, sempre criamos um plano de contingência para tornar a nossa estratégia de ação ainda mais eficaz, tudo sempre acordado com cliente, pois a ideia é que ele se sinta capaz, desafiado e realizado com o resultado. Também é fundamental o respeito ao perfil de cada um. Exercícios e metodologias aplicados devem ser estrategicamente direcionados”, destaca.

Deborah Toschi: Coach certificada pelo ICI - Integrated Coaching Institute. Sócia-Diretora da CAPIO Desenvolvimento Humano, especializada em Coaching de Carreira, Vida e Mentoria. Atuou em posições de liderança em RH durante 10 anos. Em sua trajetória, foi responsável pela condução de diversos projetos focados em estratégia de gestão de pessoas e desenvolvimento organizacional. Deborah cursou MBA em RH na FIA-USP e é formada em Psicologia pela Universidade São Marcos. | www.capio.com.br

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::