Brasil, 23 de Novembro de 2017

Curso Tecnológico em Sistemas Biomédicos é opção para quem deseja atrelar tecnologia com a área da saúde

• Escrito por  Juliana Portugal
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Saúde

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo é a única instituição de ensino superior da capital paulista a oferecer o curso e uma das poucas no Estado de São Paulo; em 2017, FCMSCSP formará 1ª turma

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) oferece desde 2015 o curso Tecnológico em Sistemas Biomédicos. O curso tem como objetivo formar profissionais vinculados à Engenharia Clínica, com habilidades para projetar e realizar a manutenção de aparelhos médico-hospitalares, desenvolver a aptidão para a prática de metodologia analítica e assessorar a administração no planejamento de laboratórios, tanto nas condições de instalação de equipamentos quanto na manutenção preventiva.

Em 2017, haverá a conclusão da primeira turma. Com duração de três anos, a FCMSCSP é a única instituição de ensino superior da capital paulista a oferecer o curso e uma das poucas no Estado de São Paulo. “Há uma necessidade de profissionais que tragam uma carga de conhecimento que envolve mais do que uma área do conhecimento. No caso do curso de Tecnologia em Sistemas Biomédicos, o perfil de aluno que se encaixa é o daquele que se interessa tanto pelas matérias de exatas quanto as de biologia”, afirma o professor doutor Homero José Farias e Melo, diretor dos Cursos Tecnológicos da FCMSCSP.

Os profissionais de nível tecnológico trabalharão em conjunto com os engenheiros e físicos, com possibilidade de ir além do âmbito hospitalar, por exemplo, como representante de equipamentos hospitalares no Brasil e no campo de Ciências dos Materiais, desenvolvendo materiais novos para serem utilizados na área médica, ou trabalhar ainda com insumos, na criação de um aplicativo de smartphone, voltado para a área médica, por exemplo.

Formado em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica e mestrado em Engenharia Biomédica, o professor da FCMSCSP, João Luiz Florio, descobriu durante o mestrado o potencial de unir a Engenharia Eletrônica com a Medicina. Ministrando aulas de eletrônica analógica há três anos no curso, Florio diz enxergar uma ótima oportunidade para os alunos, além da possibilidade de trazer benefícios para a sociedade: “O Curso Tecnológico em Sistemas Biomédicos da FCMSCSP pode ser também muito gratificante para o técnico e para o engenheiro. Para o profissional, é muito importante saber que está desenvolvendo um equipamento ou uma solução que é benéfico para o paciente, colocando todo seu conhecimento em uma área tão nobre”, afirma.

O aluno do 5º semestre do curso, Marcos Oliveira Rocha é formado em dois cursos técnicos: Eletrônica e de Equipamentos Biomédicos. Trabalhando há dois anos na área de Engenharia Clínica de um hospital, ele decidiu se matricular para poder crescer na carreira. “Os cursos que eu fiz são muito técnicos. Já a Graduação Tecnológica em Sistemas Biomédicos da FCMSCSP vai além e permite uma formação de gestão para que você possa ocupar cargos mais altos dentro do hospital”, declara.

Diferenciais do Curso Tecnológico em Sistemas Biomédicos da FCMSCSP:

· Corpo docente multidisciplinar: o corpo docente conta com físicos, engenheiros e profissionais da área da saúde, que trabalham dentro desse universo de tecnologia aplicada a área médica.

· Exclusividade: única faculdade a oferecer o curso na cidade de São Paulo.

· Aulas práticas: desde o primeiro semestre, os alunos já têm contato com o hospital, abrangendo aulas dentro do ambiente hospitalar, no laboratório de anatomia, no setor de radiologia, além de contato com peças humanas e visitas monitoradas ao hospital e outras empresas.

· Projetos acadêmicos: desenvolvimento de projetos sobre a aplicação da tecnologia na acessibilidade.

Diferenciais do profissional formado no curso Tecnológico em Sistemas Biomédicos da FCMSCSP:

· Profissional capacitado para atuar em diversas áreas, como: indústria, laboratórios de análises clínicas, consultórios, hospitais e vendas.

· Destaque no mercado, visto que poucas faculdades oferecem este curso.

· Profissional com conhecimento multidisciplinar, como física, engenharia, estatística, mecânica e anatomia.

SERVIÇO

Curso: Curso Tecnológico em Sistemas Biomédicos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)

Duração: 6 semestres

Local: Rua Dr. Cesário Motta Júnior, 61, Vila Buarque, São Paulo (SP)