Brasil, 26 de Julho de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Você sabe o que são as “manchas da melancolia”?

  • Escrito por  Agência Rizzo
  • Publicado em Saúde
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Você sabe o que são as “manchas da melancolia”?

O nome pode até confundir, mas tais manchas nada têm a ver com um estado emocional, pelo menos não comprovadamente. É, na verdade, uma condição em que há extravasamento de sangue para a pele ou mucosas, ocasionando manchas roxas, que não doem e que pode ter diferentes tamanhos.

E quais são as causas?

As manchas tanto podem ser causadas pela ruptura de capilares, que são pequenos vasos do sistema circulatório, ou por um distúrbio das plaquetas. A ruptura se dá, nas formas simples, geralmente ocasionada por traumatismo na pele ou nas mucosas e ainda podem decorrer de uso de medicamentos, reações alérgicas, hormonais e genéticas, assim como deficiência de vitamina C e envelhecimento. Em alguns casos, como já falamos aqui, não é possível determinar uma causa específica.

Já quando o problema é nas plaquetas, tanto pode ocorrer a diminuição do número normal de plaquetas ou redução de sua função, seja primária ou por uso de medicamentos. De acordo com o angiologista da Angiomedi, Dr. Antonio Carlos de Souza, se uma pessoa apresenta manchas roxas pelo corpo deve procurar um médico para que sejam investigadas as possíveis causas. “Inicialmente, sem uma avaliação criteriosa, não se pode negligenciar ou rotular como sendo de causa psicossomática”, explica o Dr. Antonio Carlos. Ele ainda alerta que as causas podem ir desde doenças da medula óssea ou se o tecido formador de plaquetas tiver sido destruído por tratamentos como a quimioterapia ou radioterapia ou, ainda, se houver destruição acelerada sem causa detectada. “Ainda pode haver outros motivos como a insuficiência renal crônica ou até o uso de certos medicamentos”, finaliza o especialista.

Nada comum

A mancha da melancolia é uma enfermidade autoimune rara, que acontece em uma pessoa a cada dez mil, e é mais comum entre as mulheres. Já as crianças podem apresentar uma forma aguda da doença, por conta de quadros infecciosos virais.

E os sintomas?

Os sintomas mais comuns são as manchas roxas na pele e nas mucosas, que aparecem após um trauma ou até espontaneamente. Em mulheres e crianças, elas surgem normalmente nas pernas e coxas sem traumatismos ou com traumatismos de mínima intensidade. Com o passar do tempo, vão mudando de tonalidade e passam do roxo ao marrom e ao amarelado, até desaparecerem.

É grave?

Normalmente não. Mas, em casos onde o problema se estende por mais tempo, além das manchas roxas, ainda pode haver sangramento no nariz, gengivas ou gastrointestinais e no trato urinário, além de dores nas pernas e nas articulações e, nos casos ainda mais graves, hemorragias ou coagulação mais lenta do sangue. Mais raramente ocorrem edemas e dores nas pernas e hemorragias menstruais.

E o diagnóstico?

Uma investigação clínica apurada irá revelar se o extravasamento sanguíneo é único ou se existem outros e buscará as causas. Este diagnóstico é importante porque outras enfermidades, como AIDS, lúpus, leucemias e certas infecções virais, também podem causar a queda no número das plaquetas, uma das causas apontadas para o aparecimento das manchas.

Como são tratadas?
A causa irá determinar o tratamento. Sintomaticamente, podem ser usados alguns cremes ou pomadas com o objetivo de facilitar a reabsorção do sangue extravasado.
Saiba mais sobre a Angiomedi

Tudo começou em 2013, quando o cirurgião vascular Dr. Antonio Carlos de Souza fundou a unidade com o intuito de ser um centro médico altamente especializado em saúde vascular. E assim aconteceu e é realidade. A Clínica Angiomedi conta com um trabalho diferenciado voltado para a prevenção, diagnóstico e tratamento dos transtornos circulatórios.

A missão é agregar respeito, humanização, responsabilidade, inovação e personalização para prestar um atendimento de ponta, que contribua com a melhoria da saúde vascular dos pacientes.

A Clínica Angiomedi oferece o que há de mais moderno e eficaz no tratamento de varizes, aneurismas de aorta abdominal e úlceras de pernas e pés diabéticos.
Quem é o Dr. Antonio Carlos de Souza?

O diretor técnico da Clínica Angiomedi, em Brasília, tem um currículo que o torna grande conhecedor na especialidade. Formou-se, em 1992, em Medicina pela Universidade de Brasília. A Residência Médica em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Angiologia ocorreu de 1993 a 1996. E não parou por aí. Concluiu o Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo, em 2001.

Marcou participação no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP-RP, onde foi médico assistente.

Atualmente, é membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, e atual vice-diretor de Defesa Profissional. É também membro da IVS (Independent Vascular Services).

É professor do curso de Medicina da Universidade Católica de Brasília e coordenador do curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde, onde também foi docente.

A dedicação ao estudo em educação médica e à assistência médica em Angiologia e Cirurgia Vascular não pára, visto que está sempre em busca de atualizações para beneficiar os pacientes.

Site da clínica: http://angiomedi.com.br

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::