Brasil, 21 de Julho de 2017
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Entenda a importância do óleo do tipo ômega 3 para a sua saúde

  • Escrito por  Agência Rizzo
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Entenda a importância do óleo do tipo ômega 3 para a sua saúde

Os registros apontam que a descoberta dos benefícios do ômega 3 teria ocorrido na década de 70, quando pesquisadores dinamarqueses verificaram que os esquimós (povos residentes em torno do Círculo Polar Ártico) apresentavam baixo índice de doenças cardiovasculares, apesar de consumirem uma quantidade razoável de gordura. Seria a genética perfeita? De acordo com a constatação, o segredo estaria no tipo de gordura ingerida, formada por ácidos graxos poli-insaturados do tipo ômega 3, o eicosapentaenoico (EPA) e o docosaexaenoico (DHA).

Trata-se de uma espécie de óleo encontrado principalmente nos peixes gordurosos. Daí o fato de os esquimós serem um grupo privilegiado, já que têm o peixe como ingrediente certo na dieta diária. Não que estejam livres de patologias, mas se mostram mais protegidos. Seria possível a gordura – antes considerada a inimiga número um da boa forma e da saúde – tornar-se forte aliada? Sim. Neste caso, é uma gordura boa.

A Associação Americana do Coração (AHA) admite a importância da ingestão do ômega 3 para o bom funcionamento do corpo e o recomenda como parte de uma dieta saudável. Como o ser humano não produz a substância, precisa ingeri-la nos alimentos. As mais ricas fontes de ômega 3 são de origem animal, principalmente os peixes gordurosos, mas também está presente em menor quantidade em outros animais criados soltos e que comem pasto e nos ovos de galinhas caipira. Entre os peixes mais “gordos”, vale destacar o atum, salmão selvagem, sardinha, bacalhau, cavalinha e ainda alguns crustáceos.

Quem não é adepto desse tipo de cardápio pode escolher a suplementação com cápsulas de ômega 3, o EPA e o DHA. Nesse caso, no entanto, a situação se torna mais delicada e complexa.

Isso ocorre porque as gorduras poli-insaturadas do tipo ômega 3 são frágeis, ou seja, sofrem uma degradação ou oxidação natural quando expostas ao calor ou à luz solar, o que as torna danificadas e não tão benéficas. É como se estivessem estragadas. Por isso, é difícil confiar em grande parte das cápsulas de ômega 3 existentes no mercado. O óleo de fígado de bacalhau puro e bem armazenado seria uma opção, mas também muito pouco disponível no Brasil.

Os alimentos de origem vegetal não contêm o ômega 3 já pronto para uso pelo organismo, ou seja, eles contêm apenas precursores que o corpo irá utilizar para produzir seu próprio EPA e DHA. No entanto, essa conversão depende de vários cofatores e de um metabolismo saudável e eficiente nesse tipo de reação, o que nem sempre ocorre. Portanto, alimentos como a linhaça, as oleaginosas e outros vegetais não são fontes diretas de EPA e DHA.

E qual seria o precioso papel do ômega 3 para o ser humano? Uma das principais funções é participar da linha de produção de substâncias chamadas eicosanoides (presentes nas células), que podem ser inflamatórias ou anti-inflamatórias. Quando provenientes do ômega 3, elas são mais anti-inflamatórias e contribuem para balancear a inflamação. Hoje em dia, sabemos que a inflamação tem função essencial no desenvolvimento de doenças, como o infarto agudo do miocárdio (IAM) e o acidente vascular cerebral (AVC).

O suplemento de ômega 3 em cápsulas, na forma de EPA e DHA, pode ser comprado sem receita médica. No entanto, por tudo o que foi exposto, o melhor é consultar o cardiologista para decidir junto com ele a real necessidade de uso, a dosagem mais adequada e se é necessário mesmo suplementar com cápsulas, devido à preocupação com a procedência do produto e a maneira como foi armazenado. Por isso, na dúvida, o ideal seria acrescentar os alimentos ricos em ômega 3 na alimentação e comer peixes como a sardinha pelo menos duas a três vezes por semana.

Saiba ainda algumas curiosidades:

1) O melhor ômega 3 está no salmão selvagem, encontrado no oceano, ao norte, em águas bem frias.

2) Quando o salmão é criado em cativeiro e alimentado de ração, a quantidade de ômega 3 encontrada nele não é a mesma que a existente na espécie que vive no mar.

3) Quer garantir maior absorção de ômega 3? Então consuma o peixe cozido ou assado. Quando ele é frito em altas temperaturas perde as propriedades e as vantagens não são mais as mesmas.

4) O óleo de peixe ômega 3 tem sido indicado para combater problemas emocionais como reduzir ansiedade, depressão, tristeza e inquietações.

5) Há indicações também para fortalecer cabelos, unhas e aliviar os incômodos provocados pela Tensão Pré-Menstrual, a famosa TPM.

6) Outra finalidade é ajudar a abaixar a pressão arterial, principalmente de pessoas com mais de 40 anos.

7) O governo alemão entende que a substância é tão importante que recomenda o uso do ômega 3 na gestação, com o objetivo de ajudar na formação adequada do cérebro do feto.
Saiba mais sobre o Dr. Fausto Stauffer

Formou-se em Medicina, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 2004. Logo veio a preferência pela Cardiologia, área que escolheu para realizar a especialização, pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Em seguida, veio o doutorado em Bioquímica Médica, também pela UFRJ.

O Dr. Fausto Stauffer tornou-se especialista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), fez doutorado em Ciências da Saúde, pela UFRJ e é Pós-doutorando pela Universidade de Brasília (UnB).

Atualmente é pesquisador colaborador da Universidade de Brasília e atua como cardiologista dos Hospitais Santa Helena e Santa Lúcia, localizados em Brasília.

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