Brasil, 29 de Junho de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

FCMSCSP promove 6º Encontro de Enfermagem Psiquiátrica

  • Escrito por  Juliana Portugal
  • Publicado em Saúde
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

O curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) realiza neste sábado, 13 de maio, o 6º Encontro de Enfermagem Psiquiátrica. O evento terá como tema as “Perspectiva da luta antimanicomial: da institucionalização da loucura aos desafios da reforma psiquiátrica”.

O encontro será gratuito e aberto ao público em geral. Entre os destaques desta edição está a participação do jornalista Daniel Navarro Sonim, autor do livro “O Capa Branca: de funcionário a paciente de um dos maiores hospitais psiquiátricos do Brasil”, baseado na história do ex-atendente de enfermagem do Complexo Psiquiátrico do Juquery, Walter Farias.

SERVIÇO

Evento: 6º Encontro de Enfermagem Psiquiátrica

Realização: Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)

Data: 13/5/17 (sábado), das 7h às 12h30

Local: Auditório Prof. Dr. Emilio Athié - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)

Endereço: Rua Dr. Cesário Motta Júnior, 112 – Vila Buarque – São Paulo (SP)

PROGRAMAÇÃO

· 7h – Recepção

· 7h30 – Abertura – Professora Mestra Juliana Elena Ruiz

Professora instrutora da disciplina de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental (curso de Graduação em Enfermagem) e coordenadora do curso de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental da FCMSCSP.

· 8h – Palestra: “Os grandes desafios que permeiam o movimento da luta antimanicomial e da reforma psiquiátrica” – Cláudia Braga

Terapeuta ocupacional, graduada em Filosofia, mestra em Saúde Coletiva e doutoranda em Filosofia pela USP. Atua com os temas: saúde coletiva, saúde mental, desinstitucionalização e ética do cuidado.

· 9h – Palestra: “O Tratamento em liberdade” – Stella Maris Chebli

Psicóloga, psicanalista e analista institucional.

· 10h – Intervalo

· 10h30 – Palestra: “Juquery: a história revisitada, a assistência entre muros na ditadura militar” – Douglas Sherer Sakagushi

Especialista e mestre em Psiquiatria e Saúde Mental pelo Departamento de Enfermagem da Unifesp. Formado em Psicanálise e assessor técnico em saúde do Distrito de Saúde Freguesia do Ó/Brasilandia, da cidade de São Paulo.

· 11h30 – Palestra: “O Capa Branca: de funcionário a paciente de um dos maiores hospitais psiquiátricos do Brasil” – Daniel Navarro Sonim

Jornalista, tradutor, blogueiro e autor do livro “O Capa Branca”.

Sobre a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado. Para mais informações sobre a FCMSCSP, basta acessar: www.fcmsantacasasp.edu.br.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::