Brasil, 24 de Julho de 2017

Aprenda a preparar marmitas saudáveis, saborosas e econômicas para consumir durante a semana

• Escrito por  Paloma Minke
  • Publicado em Saúde

Um vídeo elaborado pela equipe do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, disponível neste link, ensina a preparar, em apenas uma hora, cinco marmitas variadas para serem consumidas durante a semana. Mesmo com uma rotina intensa de trabalho, estudo e outros compromissos do dia-a-dia, é possível adotar uma alimentação saudável, equilibrada e saborosa, e o melhor, preparada em casa de forma rápida e sem gastar muito.

O vídeo traz algumas sugestões, mas há uma grande variedade de alimentos nutritivos que podem ser usados na elaboração das marmitas, mostrando que, mesmo as pessoas que não têm muito tempo, podem se alimentar de maneira saudável. “Vale usar a criatividade para montar refeições atrativas e saborosas, além de nutritivas”, explicou a nutricionista da Secretaria que atua no Cesans, Etelma Mendes.

Entre as sugestões de alimentos proteicos estão o frango e o peixe, como a tilápia, que têm baixo teor de gordura e são ricos em minerais. Como substituição ao arroz, que é fonte de carboidrato, sugere-se a batata doce e a mandioquinha. A refeição inclui ainda duas porções de hortaliças, que podem ser brócolis, abobrinha, cenoura e tomate.

As refeições sugeridas têm aproximadamente 500 a 600 quilocalorias e são preparadas no forno com ingredientes frescos, a um custo médio de R$ 9,20 cada. “Com menos de R$ 50 é possível preparar essas cinco refeições saudáveis e reduzir o gasto com alimentação em restaurantes”, explicou a nutricionista.

A elaboração de vídeos e publicações pela Secretaria é muito importante para incentivar bons hábitos alimentares e valorizar a variada produção agropecuária paulista, ressaltou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim. “O governador Geraldo Alckmin nos orienta a apoiar o pequeno produtor e o agricultor familiar que produzem alimento de qualidade para abastecer a mesa das famílias paulistas e brasileiras. Iniciativas como esta fomentam a nossa agricultura”, afirmou.