Brasil, 27 de Julho de 2017

Ethos e B. Braun lançam programa Cadeia de Valor para fornecedores da farmacêutica

• Escrito por  Maria Alice Vila
  • Publicado em Saúde

Multinacional alemã, líder no segmento médico-hospitalar, adota os indicadores do Ethos e fomenta fornecedores a seguirem o mesmo caminho

No próximo dia 25 de abril, acontece no Rio de Janeiro a celebração da parceria entre a B. Braun, que em 2017 completa 50 anos no Brasil, e o Instituto Ethos, no programa Cadeia de Valor. Desenvolvido pelo Ethos, o Programa Indicadores Ethos na Cadeia de Valor auxilia empresas a implementar medidas de gestão sustentável junto a seus fornecedores, clientes ou parceiros de negócios propondo o diagnóstico e planejamento de ações corretivas ou de aprimoramento a serem implementadas por seus participantes tendo como ferramenta o Guia Temático Integridade, Prevenção e Combate à Corrupção, dos Indicadores Ethos.

“A parceria com o Instituto Ethos vem ao encontro de tudo o que norteia a nossa atuação no mercado global e com a prática reiterada dos nossos valores fundamentais: transparência, confiança e reconhecimento. Nós produzimos e comercializamos produtos médico-hospitalares de reconhecida qualidade e entendemos que integridade gera valor para a empresa e para todos os integrantes da cadeia. Quando fechamos um negócio, o fazemos de modo correto e transparente. É a nossa credibilidade que está em jogo. Por isso, não abrimos mão de conduzir nossos negócios com ética e lisura e exigimos de nossos parceiros comerciais a mesma postura, conta Daniele Bittencourt Lopes, Diretora Jurídica e de Compliance da empresa B. Braun.

De acordo com Daniele Lopes, nesse primeiro momento somente distribuidores participarão da etapa de adesão ao programa e terão todo o apoio da B. Braun na implantação dos seus próprios programas de Compliance. “Nós queremos, cada vez mais, contribuir para a construção e consolidação de um mercado de produtos para a saúde saudável. Para a B. Braun a integridade é um valor do qual não abrimos mão, mesmo que isso impacte no resultado”, afirma a Diretora Jurídica e de Compliance ao ressaltar que a partir de 2018 só serão aceitos como parceiros comerciais as empresas que tiverem adotado os indicadores Ethos e aderido ao Programa Cadeia de Valor.

“A iniciativa da B.Braun é pioneira e única no setor. Liderar um processo de sustentabilidade na cadeia de valor, junto aos seus fornecedores e parceiros, por meio da promoção da integridade nas relações de negócio certamente irá impactar positivamente o desempenho, a competitividade e os resultados de todas as partes envolvidas, assim como do próprio setor e do mercado. Mais do que nunca é imprescindível que as empresas fomentem e viabilizem o engajamento de sua cadeia de fornecedores”, destaca Caio Magri, diretor presidente do Instituto Ethos.

Para Neide Kawabata, Diretora-Presidente da B. Braun, “somente através de iniciativas transformadoras nas comunidades e na sociedade, seremos capazes de construir um país mais justo para todos”.

Ana Lucia de Melo, gerente executiva de Gestão para o Desenvolvimento Sustentável do Ethos explica como o programa será realizado. “Os distribuidores serão acompanhados ao longo de um ano, com atividades de capacitação, atendimento e assessoria individual. Dessa forma, pretendemos orientar e acelerar seu progresso nessa agenda”. E complementa: “No caso da B. Braun, o programa terá foco na agenda de Integridade, que é central para nosso país. Nesse sentido, estamos muito entusiasmados com o início dessa parceria, que pode gerar exemplaridade e influenciar reais transformações no segmento de saúde”, afirma.

Sobre o Instituto Ethos

O Instituto Ethos é uma organização cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável. Criado em 1998, o Ethos é um polo de organização de conhecimento, troca de experiências e desenvolvimento de ferramentas para auxiliar as empresas a analisar suas práticas de gestão e aprofundar seu compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável.

Sobre a B. Braun

Com sede em São Gonçalo (RJ) e mais sete regionais distribuídas pelo Brasil, a B. Braun conta hoje com mais de 1400 colaboradores, fabrica e comercializa produtos para a saúde voltados à de terapias de infusão, hidratação, reposição volêmica, anestesia, nutrição enteral e parenteral, controle de infecção e incontinência, gerenciamento de feridas e hemodiálise, além de uma gama de produtos voltados a todos os tipos de cirurgias, com linhas específicas para suturas, oncologia, ortopedia, urologia, cirurgias geral e vascular, entre outras especialidades.

Serviço:

Lançamento do Programa de Integridade na Cadeia de Valor da B. Braun

Data: dia 25 de abril (terça-feira)

Horário: a partir das 9h00

Local: Hotel Mercure, na Av. do Pepê, 56, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.