Brasil, 12 de Dezembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

5 cuidados para evitar a coceira nos cães

Pesquisas realizadas pela Zoetis mostram que o problema aflige ao menos 40% dos cachorros que vão ao veterinário

A coceira em cães pode ser provocada por vários fatores e é um problema frequente – aflige pelo menos 40% dos animais que vão ao veterinário. Para se ter uma ideia, 63% dos 400 clínicos gerais entrevistados recentemente pela Zoetis, companhia global de saúde animal, afirmam que de 3 a 5 consultas realizadas por dia estão relacionadas a doenças dermatológicas.

Além disso, 85% dos veterinários participantes da pesquisa apontam que cresceu a procura dos tutores por especialistas em doenças de pele.

“Os tutores no Brasil veem os animais como membros da família e, por isso, têm buscado cada vez mais informações e atendimento especializado”, afirma o Gerente Técnico de Animais de Companhia da Zoetis, Alexandre Merlo.

Com alguns cuidados, é possível combater diversas causas do prurido – termo técnico para designar coceira. Confira dicas de Alexandre Merlo, lembrando sempre que, se o seu cão apresentar sintomas de alergia, você deve procurar um médico veterinário:

1. Alimentos: carne bovina, frango e derivados do leite, entre outros alimentos, podem causar alergias intensas nos cães, sendo a coceira um dos principais sintomas. Em alguns casos, pode haver diarreia e até vômito. “Os tutores devem evitar oferecer aos cães alimentos não destinados a eles. Além das alergias, caracterizadas pela coceira, existem as chamadas intoxicações alimentares, em que se observam vômitos e diarreia com sangue – esses casos podem trazer complicações importantes, com necessidade de medicações injetáveis e até internações”, comenta o especialista.

2. Perfumes, xampus e produtos de limpeza: a composição de alguns desses produtos pode conter agentes alergênicos para os cães e causar irritação na pele, além de intoxicação. “Os tutores devem evitar o contato dos animais de estimação com os produtos de limpeza armazenados e também durante o seu uso em casa. Alguns deles podem causar dermatites de contato, queimaduras na pele e sintomas de intoxicação por inalação. Além disso, xampus inadequados e perfumes fortes também podem trazer riscos aos animais, por isso é importante conversar com o veterinário para saber quais são os melhores produtos para o banho e pós-banho do seu cão”.

3. Ácaros presentes na poeira: tapetes, cobertores, cortinas, sofás e camas - é vasta a lista de objetos que abrigam a poeira e os ácaros. “O pó pode causar alergias nos animais devido à presença de ácaros microscópicos, sendo a coceira um dos principais sintomas. Às vezes, o tutor acredita que a causa pode ser a picada de pulgas ou de outros parasitas, mas na verdade é um quadro alérgico que afetou a pele por causa de ácaros de poeira. Manter limpos os locais em que o cão permanece pode evitar esse mal. Muitas vezes, é necessário remover tapetes, carpetes e outros tecidos, para evitar a presença dos ácaros.

4. Pulgas e carrapatos: Alexandre recomenda cumprir a agenda regular de prevenção de parasitas externos para evitar o prurido.. “Mas, se as picadas de pulgas e carrapatos desencadearem um quadro alérgico no animal, procure um veterinário. Existem medicamentos que podem controlar a coceira até que os parasitas sejam eliminados”.

5. Pólen: assim como no ser humano, também pode causar alergia nos animais, por isso as flores devem ser evitadas nos ambientes com cães que têm alergia. Alexandre alerta que também é preciso tomar cuidado com as plantas em geral, pois dezenas delas, como “comigo-ninguém-pode” e azaléia, são tóxicas para os animais. Ao serem ingeridas, podem provocar vômitos e diarreia, entre outros sintomas.

Quando a causa é desconhecida

Em alguns casos, pode não ser tão fácil encontrar o agente causador da coceira alérgica. Para o cãozinho não sofrer até lá, a Zoetis tem a solução: Apoquel. “Diferente de todas as opções disponíveis no mercado, o Apoquel permitirá ao veterinário propiciar um alívio imediato da coceira, sem efeitos colaterais, enquanto se busca um diagnóstico mais preciso”, afirma Alexandre.

Ao perceber qualquer comportamento fora do comum do seu melhor amigo, como balançar a cabeça inúmeras vezes, coçar-se excessivamente ou, ainda, se ele apresentar feridas na pele, procure um médico veterinário, pois pode se tratar de alergia.

Sobre a Zoetis

Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, dedicada aos clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de mais de 60 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa vacinas e medicamentos veterinários, complementados por linhas de produtos para diagnósticos, testes genéticos e diversos serviços. A Zoetis trabalha continuamente com veterinários, produtores e pessoas que criam e cuidam de animais de produção e de companhia em mais de 100 países, com cerca de 9 mil funcionários. Em 2016, obteve faturamento de 4,9 bilhões de dólares. Para mais informações, acesse www.zoetis.com.br.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::