Brasil, 27 de Abril de 2017

Médico oncologista alerta sobre a adição de vitamina C nas carnes adulteradas

• Escrito por  Rose Leoni
  • Publicado no www.segs.com.br em Saúde

Gostaria de tranquilizar e informar corretamente à população brasileira sobre as informações veiculadas pela Polícia Federal sobre uma possível relação entre a adição de vitamina C nas carnes adulteradas e um eventual aumento de risco de câncer.

Esta correlação não encontra fundamentação científica e, portanto, não é verdadeira. A vitamina C (ácido ascórbico) não causa câncer. Pelo contrário, é adicionada às carnes conservadas justamente para se reduzir a quantidade de nitritos das mesmas, que é em última análise o composto responsável pelo processo de carcinogênese, pois desencadeia uma reação química que transforma o nitrato em nitrito e o nitrito em NITROSAMINA, que por sua vez é o principal agente cancerígeno.

A adição da vitamina C também exerce o papel de mascarar o cheiro do componente pútrido da carne, mas em hipótese alguma causa câncer ou lesões pré-cancerígenas no nosso organismo! O consumo de carnes adulteradas pode causar uma série de malefícios, mas o risco de câncer é o mesmo do da ingestão de carne artificialmente conservada por qualquer processo químico.

André Márcio Murad

Médico Oncologista