Brasil, 24 de Março de 2017

Chegada do outono aumenta casos de doenças respiratórias

• Escrito por  Aline Marinho
  • Publicado no www.segs.com.br em Saúde

Crianças e idosos são principais afetados pela mudança de clima

A queda das temperaturas e a baixa umidade do ar, típicas do outono, influenciam no aumento de doenças respiratórias, inflamatórias e alérgicas, principalmente, em crianças, idosos e em pacientes crônicos. A combinação desses fatores climáticos e o comum aglomerado de pessoas em ambientes fechados contribuem para a disseminação de algumas doenças transmitidas pelo ar aumentando o atendimento em emergências hospitalares.

- Durante o outono a Emergência Pediátrica do Hospital Barra D’Or apresenta um aumento de, aproximadamente, 30% no atendimento a bebês e crianças com alergias respiratórias, como renite e asma, viroses respiratórias e bronquiolite. O vírus influenza causa o resfriado comum e em raros casos pode evoluir, em bebês menores de 6 meses, para uma pneumonia viral. O sistema imunológico imaturo e a ausência de algumas vacinas deixam os pequenos mais vulneráveis. Vale ressaltar que a amamentação é uma importante forma de proteção para os pequenos – esclarece a coordenadora da emergência pediátrica do Hospital Barra D’Or, Carla Dall Olio.

Os pais podem minimizar os problemas respiratórios de seus filhos evitando lugares fechados e que estejam muito cheios, contato com pessoas resfriadas ou com infecções de vias aéreas, oferecendo muito líquido, realizando inalações com soro fisiológico e colocando uma vasilha com água no quarto da criança.

Os idosos também são afetados pelas mudanças climáticas do outono. O ambiente mais úmido, o confinamento em casa e pouco contato com o sol, influenciam o aumento de infecções respiratórias e virais, além da pneumonia.

- Em dias mais frios é comum que os idosos passem mais tempo em casa com janelas fechadas facilitando a proliferação dos vírus. No Hospital Copa D’Or o atendimento a esses pacientes com alergias respiratórias dobra em relação as demais estações. É importante que eles aproveitem os dias de sol para abrir as janelas, se hidratem, evitem lugares fechados, lavem as mãos constantemente e se vacinem contra a gripe – explicou o geriatra do Hospital Copa D’Or, Rodrigo Serafim.

Outra recomendação importante é esterilizar os aparelhos de nebulização antes de utilizá-los. As roupas também merecem atenção especial, pois é comum que se retirem cobertores e casacos do armário durante esse período. Lavá-los antes do uso, assim como lavar roupas de cama com frequência e deixar os travesseiros expostos à luz solar também ajudam no combate aos ácaros.