Brasil, 17 de Dezembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Ar condicionado: um aliado ou vilão?

  • Escrito por  Lide Multimídia
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Saúde
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Ar condicionado: um aliado ou vilão?

Doenças provocadas pelo uso do ar condicionado são comuns. Saiba como prevenir e diminuir riscos

 Não importa a estação do ano, no calor ou no frio o ar condicionado torna-se o maior aliado dos brasileiros. Nos carros, restaurantes, shoppings e até mesmo em casa, o ar refrescante do aparelho é um alívio para os dias quentes e o conforto para os dias frios e chuvosos. Mas é preciso alguns cuidados, pois o choque térmico causado ao entrar e sair de locais climatizados, a falta de ventilação do ambiente e a baixa umidade do ar tendem a provocar problemas de saúde.

A diretora médica do Laboratório Frischmann Aisengart, Myrna Campagnoli, comenta que o uso excessivo de ar condicionado pode causar infecções, principalmente, quando não é feita a limpeza e a manutenção adequada nos aparelhos, pois os filtros acabam acumulando partículas poluentes e fungos.

De acordo com um diagnóstico realizado por pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP - Universidade de São Paulo, um terço das pessoas que participaram de um estudo apresentaram queixas relacionadas ao ar-condicionado. A sujeira acumulada em aparelhos atinge ainda mais as pessoas alérgicas. Para os especialistas, a causa mais comum é a contaminação dos dutos de ventilação por ácaros e fungos (mofos), seus esporos são carregados pelo ar e tendem provocar irritações nos olhos e no trato respiratório. O estudo também foi apoiado pelo Departamento de Microbiologia da universidade, que há mais de 10 anos realiza avaliações em diversos escritórios de São Paulo para verificar a qualidade da ventilação do ar condicionado.

Segundo a médica Myrna Campagnoli, na maioria das vezes, em um ambiente climatizado todas as janelas são fechadas para que o funcionamento seja efetivo. “Isso faz com que bactérias e vírus sejam transmitidos com maior facilidade, em um local em que o ar não circula. O ambiente com ar condicionado precisa estar bem arejado, então, procure abrir uma janela para que o ar seja renovado de tempos em tempos”, orienta.

Outro cuidado importante é estar sempre bem hidratado, consumindo líquidos periodicamente. “O sistema do ar condicionado retira a sua umidade do ar, sendo comum a sensação de olhos, garganta e nariz ressecados”, explica. A falta de umidade resseca as mucosas e, em um longo período de exposição, pode provocar alergias e irritações, até mesmo pneumonias e infecções de garganta. “Ter um copo de água sempre ao lado e umedecer o nariz com soro fisiológico pode ajudar a amenizar os sintomas”, avalia a médica. O ideal é que o ar esteja sempre com 50 a 60% de umidade.

Para ajudar na prevenção a pneumonia, principalmente, para pessoas com mais de 50 anos e crianças, é possível tomar a vacina pneumocócica, que previne cerca de 70% das doenças graves, como pneumonia, meningite e até otite, além de auxiliar na prevenção da agudização de rinite e sinusite.

Por fim, deve-se cuidar com o choque térmico provocado pela entrada e saída de ambientes climatizados. A troca de temperatura brusca provoca diversas reações do organismo, desencadeando gripes, crises de rinites, asma, bronquites e sinusites, além de dores musculares e na cabeça. “Prefira fazer uma transição lenta na mudança de temperatura, ajustando o ar condicionado para uma temperatura mais próxima da externa ou, ainda, colocando agasalhos para aumentar a temperatura do corpo”, diz a médica.

Sobre o Laboratório Frischmann Aisengart:

O Laboratório Frischmann Aisengart tem uma história de mais de 70 anos como referência na medicina diagnóstica, contando com mais de 600 colaboradores, 40 unidades de atendimento no estado, realizando em torno de três mil tipos de exames de análises clínicas. Além disso, oferece soluções diferenciadas e alto padrão de atendimento, contando também com o serviço de vacinas. Confira mais informações sobre a empresa no site www.labfa.com.br

 

Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Publicidade

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::