Brasil,

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aigo Pyles
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Aprenda a gerir seu dinheiro em 2017

Para Aigo Pyles, fundador da Genesis Associados, gerir o próprio dinheiro requer planejamento e racionalidade

Educação financeira não é apenas aprender a economizar e cortar gastos. É saber lidar com dinheiro visando melhor qualidade de vida.

Qualidade de vida, no entanto, é algo relativo. Cada pessoa tem um sonho de consumo. Viagens, carros, imóveis, computadores, smartphones podem entrar na lista. Porém, o mais importante para um ser humano comprar é o seu próprio tempo.

“Em primeiro lugar, não podemos lidar com nossas finanças de forma emocional. A primeira coisa a ser feita é elaborar um plano de ação e mantê-lo em curso. Independentemente da situação, se não for caso de saúde ou risco de morte, mantenha-se no curso”, diz Aigo Pyles, fundador da Genesis Associados (http://genesisassociados.com), empresa de assessoria personalizada em planejamento financeiro e patrimonial e finanças pessoais ou corporativas.

Tempo é dinheiro

É importante saber aproveitar o tempo com o que o dinheiro pode nos prover. Hoje, você vende seu tempo para uma empresa e recebe um salário por isso.

O ideal seria que, além disso, você tivesse outra fonte de renda, ou seja, rendimentos de investimentos. Para tanto, você precisa aprender a gerir seus gastos de forma a criar uma reserva mensal.

Tente se enquadrar em um padrão de vida em que você se sente confortável e feliz. Analise quanto custa esse padrão de vida por mês. Então, calcule o quanto você precisará economizar para que seus investimentos lhe rendam isso no futuro.

Lembre-se também de sempre investir em você por meio de cursos, faculdade, intercâmbios, idiomas. Investir em você mesmo é sempre o melhor negócio porque produtividade, no longo prazo, é o que importa.

Como fazer seu dinheiro render em 2017

Corte os hábitos que você não pode pagar – deixe-os mais para a frente, pois um dia você poderá.

Se você ganha R$ 2.000, por exemplo, crie uma situação em que você consiga viver com R$ 1.700. Esses R$ 300 que sobrarem mensalmente precisam ser direcionados para algum investimento que lhe renda juros mês a mês. Saber usar os juros a seu favor é o segredo não apenas para gerir seu dinheiro corretamente, mas para alcançar a independência financeira.

Registre todas as suas despesas durante um mês inteiro. Desde o cafezinho até as despesas maiores. Ao fim do mês, analise esses registros e veja em que você poderia ter economizado. No mês seguinte, faça a mesma coisa, mas tente cortar os gastos que considerou supérfluos em sua análise.

Defina metas de curto, médio e longo prazo – você pode chamá-las de sonhos. Assim, fica psicologicamente mais fácil poupar.

Todo o dinheiro que sobrar deve ser investido. Para isso, abra uma conta em corretora e conte com a ajuda de profissionais do ramo.

Lembre-se que é importante diversificar seus investimentos. Não adianta colocar tudo na poupança, pois seus rendimentos são baixos e, em alguns ciclos econômicos, não cobrem nem a inflação.

Tenha sempre em mente qual é o valor que você precisa ter investido para cobrir o padrão de vida que você quer ter no futuro.

Cuidado com gastos desnecessários. Analise o momento econômico antes de tomar decisões. Nem sempre o que parece um bom negócio é de fato vantajoso.

A compra de um apartamento, por exemplo, nem sempre é indicada – assim como pagar aluguel nem sempre é a pior opção. Vamos supor que você tenha R$ 300 mil para comprar um imóvel e que, atualmente, paga um aluguel de R$ 1.500 por mês.

Esses R$ 300 mil, quando investidos em tesouro direto, podem lhe render R$ 30 mil ao ano, ou seja, uma renda de R$ 2.500 por mês. Logo, é mais vantajoso pagar aluguel do que investir esse dinheiro em imóveis e perder sua liquidez.

Assim, vale a pena pensar muito bem antes de tomar qualquer decisão, principalmente as que envolvem gastos grandes. Consulte sempre um economista ou profissional do ramo para lhe ajudar, evitando riscos desnecessários ou até mesmo a perda do seu dinheiro.

A Gênesis Associados é composta por uma equipe multidisciplinar e oferece assessoria personalizada para gestão financeira e de patrimônio para pessoas físicas e jurídicas. Para saber mais, acesse o site: http://genesisassociados.com.

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar