Brasil, 24 de Maio de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Benefícios Da Alimentação No Desempenho De Atividades Físicas

  • Escrito por  Caroline Tondato
  • Publicado no www.segs.com.br em Saúde
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Nutricionista e consultora da Superbom dá dicas do que comer antes e depois dos exercícios

Comemorado no dia 19 fevereiro, o Dia do Esportista foi criado a partir da Lei nº 8.672, conhecida como "Lei Zico". A data tem como objetivo incentivar, conscientizar e homenagear a pratica do esporte como meio para o desenvolvimento de uma vida mais saudável.

No Brasil, este incentivo se mostra cada vez mais necessário, já que, segundo um estudo publicado em 2016 na revista científica Lancet, um quinto da população brasileira adulta, ou quase 30 milhões de pessoas, é obesa, e o sedentarismo contribui em muito para que esse número aumente. “A falta de exercícios regulares, rotinas estressantes e alimentação inadequada contribuem cada vez mais para o aumento de pessoas com problemas de saúde e excesso de peso”, comenta Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis.

A nutricionista ressalta que a prática de exercícios deve sempre ser feita com o acompanhamento de um profissional adequado e depois de uma avaliação médica. “Muitas pessoas usam a desculpa da falta de tempo, dinheiro ou espaço para não seguir uma rotina de exercícios, mas com um pouco de dedicação é possível realizar essa prática. Uma caminhada no quarteirão, subir as escadas do prédio ou descer do ônibus, táxi ou uber um pouco antes do destino já ajuda. O importante é não ficar parado”, explica Maureen.

Tão importante quanto se exercitar é se alimentar de maneira correta. “Alguns alimentos são fundamentais para quem realiza atividades, pois contribuem com determinadas funções, como dar energia durante o treino e recuperar a musculatura depois”, afirma a consultora da Superbom.

Antes do treino

O glicogênio muscular é a principal fonte de carboidrato utilizada para a produção de energia durante a atividade física. Segundo a nutricionista, é fundamental manter o estoque de glicogênio muscular durante o exercício, pois, na sua ausência, há limitação da utilização de glicose como substrato energético, o que faz com que ocorra a utilização da massa magra, como combustível de energia. “Os carboidratos de baixo e médio índice glicêmico, como pães integrais, cereais e frutas, como maçã e laranja, liberam a glicose lentamente durante o exercício, poupando o glicogênio e evitando a fadiga muscular. A ingestão desses alimentos é muito importante, uma vez que seu consumo adequado é fundamental para preservar a massa magra”, completa a consultora da Superbom.

Após a atividade física

Logo após treinar, ou seja, destruir as fibras do músculo, ele precisa de nutrientes para construção muscular e é aqui que as proteínas entram. “No momento do pós-treino, é indicado combinar a ingestão de carboidratos de alto índice glicêmico e de proteínas de rápida digestão para que haja a reconstrução muscular e a reposição dos estoques de glicogênio”, explica.

Outros alimentos importantes para quem pratica esportes são os ricos em vitamina C como morango, laranja, acerola e couve, pois atuam no sistema imunológico e auxiliam na redução de gordura, além de serem poderosos antioxidantes. “Com o consumo balanceado destes alimentos e a prática correta de atividades, a pessoa estará protegida contra doenças e se sentirá mais saudável e disposta, garantindo o equilíbrio ideal entre corpo e mente”, completa a especialista.

Excessos apenas prejudicam

Com a correria durante a semana, algumas pessoas acabam deixando para praticar atividades somente no final de semana, e muitas vezes tentam compensar o tempo perdido praticando esportes e exercícios de alto impacto. Nestes mesmos dias, com a alimentação, acontece justamente o contrário e tende-se a sair da dieta. “As duas práticas não são recomendadas desta forma, pois exagerar no esporte para ‘compensar’ a semana pode contribuir em lesões indesejadas, assim como se segurar na semana e comer de tudo no final de semana como doces ou alimentos gordurosos, apenas desfaz os avanços conquistados. O melhor é o equilíbrio entre as duas rotinas”, sugere a consultora da Superbom.

A adoração com padrões de corpo fora da realidade é outro fator que colabora para extremismos desnecessários. Muitas pessoas passam mal no treino por irem mal alimentadas ou exageraram nos exercícios, comprometendo-se por meses. “É importante lembrar que cada pessoa possui um perfil e um organismo diferente e é ele que determinará o que é importante para a saúde do indivíduo. Não é recomendado passar mais tempo do que o indicado na academia e é bom se alimentar pelo menos uma hora antes do treino”, finaliza a nutricionista.

Sobre a Superbom

A Superbom é uma empresa alimentícia, que trabalha com uma linha de produtos saudáveis, que abrange sucos, geleias, salsichas, proteínas, pratos prontos, entre outros. Fundada em 1925, a Superbom comercializa os seus produtos em mais de 25 mil pontos de vendas em todo país. Em função disso, é considerada uma das principais empresas do ramo de alimentos para veganos e vegetarianos do Brasil. A empresa iniciou as suas atividades com a produção de suco de uva, no interior de uma antiga casa pertencente ao Colégio Adventista Brasileiro (CAB), que posteriormente ficou conhecido como Instituto Adventista de Ensino e, hoje, abriga o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp-SP). Durante toda a sua história, a empresa atua diretamente ligada à Igreja Adventista do Sétimo Dia. Atualmente, a companhia conta com 250 colaboradores, entre a sede e as duas plantas da indústria (localizadas em São Paulo, capital, e em Lebon Régis, Santa Catarina).

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::