Brasil, 26 de Junho de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

É Carnaval! Divirta-se sem descuidar da saúde

  • Escrito por  Gisele Gomes
  • Publicado em Saúde
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Segurar a urina, pouca ingestão de água, dentre outros hábitos pouco saudáveis da época, abrem as portas para patologias como a infecção urinária

Passadas as festas de final de ano, todos os olhares se voltam imediatamente para a data comemorativa mais esperada do calendário: o Carnaval. É a hora em que os foliões procuram extravasar, curtir os amigos, seguir blocos, desfilar em escolas de samba ou até viajar para as cidades litorâneas nas quais a diversão é a palavra de ordem. Porém, alguns cuidados devem ser tomados a fim de evitar que as comemorações tragam consequências nada agradáveis para a saúde.

Muitas patologias se alastram nesta época do ano, como a infecção urinária, porque alguns hábitos se propagam facilmente. Entre eles, segurar a urina, devido a disponibilidade restrita de banheiros em festas de rua ou a oferta de recintos com poucas condições de higiene, pouca ingestão de água e atividade sexual desregrada.

De acordo com a ginecologista Regina Paula Ares, da cidade de São Paulo, há maneiras simples de aproveitar a folia sem favorecer a proliferação de microrganismos ofensivos ao organismo. “A primeira medida é aumentar o consumo de líquidos naturais, seja por meio de água, sucos, chás e água de coco, por exemplo. Destaco que bebidas industrializadas, alcoólicas ou refrigerantes não colaboram para a hidratação e podem até contribuir para que algumas condições se desenvolvam. No entanto, isso não significa que não possam ser ingeridos. O segredo é evitar excessos”, ressalta a médica.

Outra dica importante é não segurar a urina, pois o hábito pode favorecer a proliferação de bactérias na bexiga. Para se proteger no caso de utilizar banheiros em más condições, por exemplo, o folião pode levar protetores de assento, cones para que não encoste nos vasos e até lenços umedecidos para garantir uma higiene mais assertiva.

Já quanto ao ato sexual, medidas preventivas devem ser consideradas. Apesar da infecção urinária não ser contagiosa, durante o sexo a área genital feminina fica especialmente predisposta a contrair a patologia. “No momento da relação sexual, a vagina tem contato com diversas bactérias que podem migrar para a bexiga. Sendo assim, além do uso de preservativos, a sugestão é higienizar o órgão sexual logo após a prática”, afirma a especialista.

Além disso, é válido ressaltar que a incidência da patologia aumenta consideravelmente no verão, quando acontece o Carnaval. Uma das razões é o costume de quem escolhe festejar no litoral e passa a maior parte do dia com o mesmo biquíni ou maiô ou com bermuda molhada. A umidade facilita a disseminação de bactérias.

Dra. Regina ainda lista outras dicas simples que podem ajudar a prevenir e evitar a infecção urinária no dia-a-dia, entre elas: tomar banho com água corrente com temperatura alta e pouco sabonete, evitar as roupas de fibras sintéticas, principalmente no calor, e trocar frequentemente os tampões e os absorventes no período menstrual. “A minha mensagem aos foliões é: aproveitem o Carnaval, mas, enquanto se divertem, não descuidem da saúde”, reitera.

Porém, a especialista alerta que “a partir da identificação dos sintomas é sempre importante consultar um médico para um diagnóstico mais preciso e tratamento adequado. Analgésicos urinários e antibióticos podem ser recomendados para eliminar o quadro”, finaliza.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::