Brasil, 23 de Junho de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Associação Brasileira de Estomaterapia indica cuidados que devem ser tomados com os pés antes e durante o carnaval

  • Escrito por  Fabiana Novello
  • Publicado em Saúde
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Associação Brasileira de Estomaterapia indica cuidados que devem ser tomados com os pés antes e durante o carnaval

Alguns cuidados especiais são necessários para os pés, antes, durante e após a folia. “Não podemos esquecer que são eles que irão aguentar firme toda a ginga, empurrões e pisadas”, destaca a diretora da Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências, Suely Thuler. A enfermeira estomaterapeuta indica os cuidados básicos que devem ser adotados por quem vai pular o Carnaval ou aproveitar os dias de folga para viajar:

Cuide bem da pele dos pés

Cuidado para não deixar a pele da região plantar muito fina. O ideal é não lixar. A opção é espalhar creme esfoliante, que pode ser preparado em casa, misturando sal ou açúcar cristal a um creme hidratante. Massageie suavemente para retirar as células mortas da superfície da pele e abrir os poros para receber o hidratante, em seguida. Envolva-os com filme de PVC ou com saquinho plástico por 20 a 30 minutos.

Unhas

As unhas também merecem atenção, pois um corte errado pode machucar e causar dor. Corte-as não muito curtas. O ideal é deixá-las no mesmo nível da ponta dos dedos. Não corte as cutículas, para não correr o risco de ferimentos.

Calçados

Use sapatos confortáveis, de preferência, já utilizados anteriormente. Ao retornar da folia, logo após o banho, faça massagens rolando os pés sobre uma latinha de refrigerante gelado ou uma garrafinha com água gelada. Em seguida, passe uma hidratante e descanse com as pernas ligeiramente elevadas.

Bolhas

Para prevenção, use protetores de silicone nas áreas de maior risco, como calcanhares, joanetes, 1º e 5º dedos. Caso ocorram, o ideal será não as furar. Se a bolha romper acidentalmente, deixe a pele protegendo a região. Aplique um curativo para proteção, de preferência os de espuma siliconadas.

Para quem vai aproveitar o feriado de Carnaval para curtir a praia ou o campo, a caminhada e os exercícios ao ar livre são sempre uma boa escolha, desde que realizados com calçados próprios. Os cuidados básicos devem ser os mesmos dos recomendados para quem vai cair na folia. “Andar descalço faz bem, mas atente para evitar queimaduras e cortes ao caminhar na areia da praia. Quem tem redução da sensibilidade nos pés, como pessoas com diabetes e idosos, devem redobrar os cuidados e não ficarem descalças”, ressalta Suely Thuler. Os calçados devem ser fixados aos pés (não usar chinelos) e com solados com espessura, que forneça proteção.

Sobre a SOBEST

A Sobest é uma associação multidisciplinar, de caráter científico e cultural, alicerçada nos preceitos estabelecidos e aceitos mundialmente para a enfermagem em Estomaterapia, fundamentada nas bases éticas e filosóficas da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), em nível nacional, e do World Council of Enterestomal Therapists (WCET) - an association of nurses (WCET), em nível internacional.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::