Brasil, 24 de Maio de 2017

CUREM recebe inscrições para os cursos de PALS, VIAMURGEM, ACLS e BLS para profissionais da saúde

• Escrito por  Luana Moreira
  • Publicado no www.segs.com.br em Saúde

Entre os dias 18 e 19 de fevereiro, a CUREM – Cursos de Urgência e Emergência oferece os cursos PALS - Pediatric Advanced Life Support, VIAMURGEM - Acesso à via aérea na urgência e emergência, ACLS - Advanced Cardiovascular Life Support e BLS - Suporte Básico de Vida nas cidades de Goiânia (GO), Palmas (TO), Uberlândia (MG), Belo Horizonte (MG) e Natal (RN). Direcionados a profissionais da saúde, os cursos possuem a patente da entidade médica especializada em cardiologia nos Estados Unidos, a AHA -American Heart Association.

O PALS - Pediatric Advanced Life Support ou Suporte Avançado de Vida em Pediatria foi desenvolvido para profissionais da saúde que conduzem ou participam do atendimento a pacientes pediátricos, seja em ambiente pré-hospitalar ou hospitalar, padronizando o treinamento em emergências cardiovasculares e respiratória, com o objetivo de sistematizar condutas em crianças e lactentes. O curso sistematiza o aluno para a avaliação dos pacientes pediátricos no Suporte Básico de Vida e no Suporte Avançado de Vida com ênfase na dinâmica em equipe.

O VIAMURGEM é um curso de acesso a via aérea na sala de emergência e foi elaborado para estudantes de medicina, médicos residentes e recém-formados, e a pessoas que desejam uma reciclagem sobre o assunto. Inicialmente, o treinamento introduz habilidades de IoT (Internet of Things – Internet das Coisas) simples com diferentes técnicas e dispositivos alternativos. O curso tem também, o objetivo de ensinar as estratégias de acesso a via aérea na sala de emergência, procedimento desempenhado em Pronto Socorros, UPAs, SAMUs e UBS.

As complicações do acesso inadequado a via aérea são muito graves e podem acarretar sequelas neurológicas, PCR - Polymerase Chain Reaction e morte. Os organizadores do curso procuram iniciar um processo de capacitação para melhorar a prática médica diária.

O ACLS ou Suporte Avançado de Vida Cardiovascular foi desenvolvido para padronizar o treinamento em emergências cardíacas, a aplicação da ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e a abordagem ao paciente com acidente vascular encefálico (AVE). Ao oferecer elementos teóricos e práticos, o curso se volta para o atendimento das principais causas de morte no mundo atual, como, por exemplo, as doenças do aparelho circulatório. Por meio do ACLS, os alunos irão aprender a reconhecer e tratar as diferentes modalidades de paradas cardiorrespiratórias, o infarto agudo do miocárdio e suas complicações, a abordagem inicial ao acidente vascular encefálico, desenvolvendo habilidades específicas e necessárias para a ressuscitação cardiopulmonar do adulto.

O curso BLS - Suporte Básico de Vida foi desenvolvido com o intuito de reduzir a morte e a incapacitação por doenças cardiovasculares, se tornando uma boa oportunidade para que pessoas da área de saúde possam dominar o assunto proposto e adquirir segurança na abordagem à vítima. O curso aborda tanto o reconhecimento quanto o tratamento dos sintomas cardíacos e respiratórios no ambiente pré-hospitalar, incluindo a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e a desfibrilação.

Os módulos práticos das aulas fazem uso de manequins dotados de simuladores de ritmos das mais variadas arritmias cardíacas, eletrodos para monitorização e sensores para desfibrilação e cardioversão que simulam com perfeição um atendimento real. Além de cabeças de intubação que simulam com fidedignidade as vias aéreas do paciente em questão. Abordamos também acesso intraósseo com treinamento prático. Mais informações sobre inscrições, calendário de cursos, carga horária e certificação podem ser acessadas no site https://www.curem.com.br/.