Brasil, 19 de Fevereiro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Língua presa na verdade é língua solta, fono explica

Língua presa na verdade é língua solta, fono explica

Falar soprando ou cuspindo, é popularmente conhecido pelo termo “ língua presa” que caracteriza a fala com sons distorcidos pela posição anteriorizada da língua, principalmente ao dizer palavras com fonemas S e Z. Mas, neste caso, o que muita gente não sabe é que na verdade a “ língua está solta”, ou seja pode se movimentar além dos limites do ponto correto de articulação do som, então o nome correto desta alteração é ceceio ou sigmatismo. Quem explica é a fonoaudióloga Ana Lucia Duran, da clínica Zambotti & Duran da capital paulista.

“Na realidade a língua está presa quando o freio lingual, que é aquela pele pequena que está localizada embaixo da língua, está curto e ineficiente, ou seja, não permite a movimentação adequada da língua ao falar ou se alimentar. Na fala impede o movimento da língua para sons que exigem uma destreza maior deste órgão. Um exemplo que podemos citar é a troca ou distorção do R e L como na palavra maravilha que é pronunciada magavia”, fala a especialista.

É comum observar ainda esta situação em bebês que apresentam dificuldade na amamentação em função do movimento da língua, por esta razão desde de 2014 o “ teste da linguinha” foi implementado em hospitais públicos e particulares e é realizado nos recém nascidos como forma de identificação precoce de problemas de fala e deglutição.

A fonoaudióloga explica que se o freio lingual está curto (as vezes a ponta da língua parece um coração) a correção é muito simples. “Com um pequeno corte (pique) nesta membrana, que deve ser realizado por um pediatra, otorrinolaringologista ou até mesmo por um cirurgião dentista, a língua pode realizar os movimentos adequados tão importantes para a comunicação e alimentação”, diz, fazendo o alerta de que quanto mais precocemente for identificada a língua presa, mais rápida será a adequação da função.

Crianças e adultos que são diagnosticados mais tardiamente precisam de intervenção fonoaudiológica para aprender a falar e engolir corretamente. No caso do ceceio (“língua solta”) também é necessário tratamento com fonoaudiólogo para corrigir o ponto correto de articulação do sons e algumas vezes adequar o tônus da língua, que em geral nestes casos, está flácida e causa deformação nos dentes, além de uma fala esteticamente feia.

Fonoaudióloga clínica (graduada pela EPM/UNIFESP) e educacional (responsável pelo projeto oficina de linguagem do colégio Cermac/ vencedor do PNGE - Prêmio Nacional de Gestão Educacional/2015), pós graduada em psicomotricidade.

www.zambottieduran.com.br

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::