Brasil, 22 de Agosto de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Casos de chikungunya podem aumentar em 2017

  • Escrito por  Paula Borges
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Saúde
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Conheça os sintomas da doença e saiba como se prevenir

Com a chegada do verão e dos dias quentes e chuvosos, algumas doenças voltam a ameaçar de forma mais recorrente a saúde da população e a chikungunya promete ser uma delas. Segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o Brasil viverá um aumento da incidência da doença em 2017, ultrapassando 2016 em número de casos. Transmitida pelas fêmeas dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, os mesmos que também transmitem os vírus da dengue e da zika, a doença atingiu cerca de 251 mil pessoas no ano passado e causou 138 mortes, segundo dados do Ministério da Saúde.

Os sintomas mais comuns da chikungunya são as dores intensas nas articulações das mãos e pés, principalmente nos dedos, e a febre acima de 39 graus, que começa de forma repentina. Dores de cabeça e manchas avermelhadas na pele também são frequentes.

“Geralmente o paciente começa a sentir os primeiros sintomas da infecção de dois a dez dias depois da picada do mosquito, e o período de incubação pode chegar a até 12 dias”, explica o dr. Alberto Chebabo, infectologista e integrante do corpo clínico do laboratório Sérgio Franco, que reforça: não existe um grupo de risco mais propenso ao desenvolvimento da chikungunya, mas os sintomas podem ser mais visíveis e intensos em pacientes que já apresentam problemas articulares prévios e em idosos.

Presentes entre 70 e 100% dos casos, as dores articulares, principalmente nas extremidades do corpo, são a principal diferença entre os casos de chikungunya e os casos de dengue, onde as dores são principalmente musculares. Na zika as dores articulares são menos frequentes e se resolvem mais rapidamente. Segundo o dr. Chebabo, em alguns casos o diagnóstico clínico é mais difícil e são necessários exames laboratoriais para diagnóstico mais acurado. Os três vírus podem ser detectados em exames de laboratório através dos testes de PCR em tempo real (RT-PCR), feitos tanto através do sangue quanto de outros materiais clínicos como liquor, saliva e urina.

“O RT-PCR é um exame de biologia molecular utilizado para procurar o genoma dos vírus nas amostras coletadas, verificando se estão presentes no sangue. Se detectado, o diagnóstico pode ser firmado com certeza”, comenta o médico.

Uma vez diagnosticado com chikungunya, o paciente deve procurar as orientações de um médico capacitado e de sua confiança para iniciar o tratamento, que geralmente consiste no uso de analgésicos, anti-inflamatórios e ingestão de líquidos, além da indicação de repouso. Porém a doença pode deixar sequelas no paciente, principalmente dores crônicas nas articulações. Nestes casos, o acompanhamento médico é fundamental e o uso de medicações mais potentes é recomendado.

Para diminuir as chances de contágio pela doença, é necessário que a população adote as medidas de eliminação dos criadouros de mosquitos tanto em suas próprias casas quanto na vizinhança e áreas comuns na vizinhança. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos e qualquer recipiente que possa reter água, como pneus velhos e jarros de flores. A principal forma de transmissão do vírus da chikungunya ocorre através da picada dos mosquitos tanto em área urbana – principalmente com o Aedes aegypti – quanto rural, com o Aedes albopictus.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::