Brasil, 27 de Fevereiro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cinco coisas que você precisa saber sobre a mamografia

  • Escrito por  Paula Borges
  • Publicado no www.segs.com.br em Saúde
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Cinco coisas que você precisa saber sobre a mamografia

A realização de mamografia anual em todas as mulheres a partir dos 40 anos para rastrear o câncer de mama é uma prática incentivada por muitos médicos. Para reforçar a importância do exame, foi criado o Dia Nacional da Mamografia, lembrado no dia 5 de fevereiro em todo o país. O exame, uma espécie de raios X das mamas, detecta alterações sugestivas de câncer, mesmo antes de se tornarem palpáveis. Porém, segundo um estudo da Duke University Medical Center, 93% das mulheres acima de 50 anos relatam dor durante a mamografia por causa da compressão das mamas, que se faz necessária. Apesar do desconforto momentâneo, os benefícios são indiscutíveis, como afirma Fernanda Philadepho, radiologista mamária e membro do corpo clínico da CDPI (Clínica de Diagnóstico por Imagem) e da Alta Excelência Diagnóstica.

"Quando se descobre o câncer no início, as chances de cura e sucesso do tratamento são significativamente maiores e o risco de morte cai de 30% a 70%. Portanto, é fundamental saber que o exame de mamografia é extremamente relevante à saúde da mulher, não devendo deixar de realizá-lo por receio quanto ao desconforto, uma vez que isso pode impedir o diagnóstico precoce do câncer, diminuindo as chances de cura", conta a especialista.


Para tirar todas as dúvidas e acabar com o medo, a seguir, cinco informações importantes que você precisa saber sobre a mamografia.

A compressão da mama é realmente necessária?
Essa compressão é absolutamente imprescindível, pois proporciona o espalhamento do tecido mamário para expor melhor as lesões que possam existir, e, desse modo, necessita de uma dose menor de radiação. Como é sabido, a compressão causa apenas um desconforto momentâneo na mama, que dura poucos segundos e que, obviamente, não traz danos, nem causa efeitos secundários. Tenha em mente que esses segundos podem prevenir doenças graves como o câncer.

Realize o exame depois da menstruação.
Para que o desconforto seja menor, convém agendar o exame para aproximadamente uma semana depois de terminar a menstruação; nesse momento as mamas estarão menos sensíveis.

Não use desodorantes antes do exame.
O produto deixa resíduos que podem simular uma lesão que não existe.

A roupa escolhida para a realização do exame é importante.
Para sua comodidade, é melhor usar um conjunto de duas peças, porque a paciente deve permanecer nua da cintura para cima e usar uma bata de radiologia durante a realização do exame. Mas não se preocupe, pois a maioria dos serviços oferece aventais às pacientes.

Não se esqueça de levar seus exames antigos!
Se não é sua primeira mamografia, leve SEMPRE os exames antigos para que o médico possa realizar a comparação. Isso é parte fundamental do exame e pode fazer a diferença em muitos casos. Além disso, você deve informá-lo sobre o histórico pessoal e familiar, o uso de possíveis tratamentos hormonais e a realização de cirurgias anteriores.

O exame dura de 15 a 30 minutos e o desconforto é mínimo se levarmos em conta suas muitas vantagens.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::