Brasil, 28 de Junho de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Saiba quais são as causas e consequências do uso do cigarro

  • Escrito por  Isabella Araújo 
  • Publicado em Saúde
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

O fumante passivo também corre o risco de adquirir todas as doenças

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável no mundo. Estima-se que um terço da população mundial adulta seja fumante. Dentre eles aproximadamente 47% masculina e 12% feminina.

A fumaça contem milhares de substâncias tóxicas, sendo as mais graves o alcatrão, agente cancerígeno e o monóxido de carbono - principal causador da aterosclerose (que obstrui os vasos sanguíneos). A nicotina é uma droga que causa dependência, acelera a frequência cardíaca, levando a hipertensão arterial. Além do Câncer, pode causar envelhecimento precoce, pele seca, aparecimento de rugas, queda de cabelo e enfisema pulmonar.

O tabagismo é o responsável por 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença do coração, 85% das mortes por bronquite e enfisema, 25% das mortes por derrame cerebral.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tabaco também tem relação com a impotência sexual e infertilidade masculina.

Vale a pena lembrar que o fumante passivo também corre o risco de adquirir todas as doenças citadas. Segundo dados estatísticos, sete não fumantes morrem por dia em consequência do fumo passivo.

Em relação ao tratamento, sabe-se que o mais eficaz é aquele que reúne mudanças comportamentais, apoio psicológico e ajuda na dependência física.

“O ato de parar de fumar não é tão simples quanto se imagina. O fumante deve buscar diminuir ao máximo, postergando os horários entre um cigarro e outro. Outra estratégia seria marcar uma data, e a partir de então, procurar substituir o cigarro com uma prática esportiva. Outra opção é trocar o cigarro por água, ou seja, aumentar a ingesta hídrica e lembrar que a cada cigarro deixado de lado se ganha na qualidade de vida”, informa Susi Quevedo, profa. do curso de Enfermagem da UNG Universidade.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::