Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Ações judiciais por falta de pagamento de condomínio registram queda de 49,4% em 2016

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Secovi-SP
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Levantamento do Secovi-SP mostra que, no ano passado, o número de processos caiu para 5.111, contra os 10.093 registrados em 2015

O número de ações de cobrança por falta de pagamento da taxa de condomínio caiu 49,4%, em 2016, na cidade de São Paulo, conforme apurou o Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), em levantamento realizado junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Evolução mensal das ações condominiais por falta de pagamento

De janeiro a dezembro de 2016, foram ajuizados 5.111 processos, contra 10.093 em igual período de 2015. Com 564 processos ajuizados em dezembro, o número de ações subiu 2,5% em relação ao mês anterior, quando 550 casos foram registrados. Em comparação aos 602 registros de dezembro de 2015, houve uma redução de 6,3%.

Evolução anual das ações condominiais por falta de pagamento

Conforme explica Hubert Gebara, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Sindicato, os acordos extrajudiciais contribuíram com a redução das ações judiciais. Ele lembra que é importante cobrar logo no primeiro mês de atraso, antes que a dívida aumente e a pessoa não consiga mais pagar.

"Se for necessário, o condomínio pode dividir a quantia em parcelas, que caibam no bolso do devedor. Esgotadas as tentativas de negociação amigável, o condomínio pode tomar medidas mais extremas como protestar ou ajuizar uma ação de cobrança", orienta Gebara, que chama a atenção para o Novo Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015), em vigor desde março de 2016.
"Por considerar o débito de condomínio como um título extrajudicial, o novo CPC possibilita a sua execução direta, sem necessidade da ação de conhecimento, agilizando o processo. A execução direta preocupa os inadimplentes e pode ser um fator para a pontualidade nos pagamentos", opina Gebara.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar