Brasil, 23 de Fevereiro de 2017

7 Dicas para emagrecer de forma saudável

Para emagrecer é necessário fazer alguns sacrifícios e em busca do melhor caminho para alcançar seus objetivos muitas pessoas usam a internet como o principal “tira-dúvidas" sobre questões relacionadas à alimentação. A nutricionista e consultora da Viva Lácteos, Ana Paula Del ´Arco alerta: “É errado buscar informações ou fazer restrições alimentares apenas para perda de peso, sem realmente ter um problema de saúde comprovado, taxando por exemplo, a lactose como vilã no processo de emagrecimento. ”

Confira as dicas simples que vão facilitar sua vida em busca do corpo bonito e equilibrado.

1- Não faça dieta por conta própria: O profissional nutricionista é aquele com o conhecimento necessário para orientar a população nas melhores escolhas alimentares e garantir que não falte nutrientes adequados em sua alimentação.

2- Use a balança para alcançar seus objetivos: O que nos faz ganhar ou perder peso é o desequilíbrio entre o que ingerimos (calorias dos alimentos) e o que gastamos (calorias para sobreviver + calorias nas atividades diárias e atividades físicas). A manutenção do peso ocorre quando a balança está equilibrada e o desequilíbrio acarreta em ganho ou perda de peso.

3- Matemática como aliada: Se o objetivo é perder peso a ingestão de calorias deve ser inferior ao gasto calórico. Caso queira manter o peso, a ingestão e gasto calóricos devem estar equilibrados. Para ganho de peso, a ingestão calórica deve ser superior ao gasto calórico.

4- Nenhum alimento engorda ou emagrece: É necessário destacar que nenhum alimento pode ser o vilão ou o herói no processo de emagrecimento. Então as afirmações de que o leite engorda, o queijo engorda, a goji-berry emagrece, o chá de alho emagrece, não podem ser consideradas já que o que realmente nos faz ganhar ou perder peso é o desequilíbrio entre o que ingerimos e o que gastamos.

5- Todos os alimentos possuem calorias: E muitos dos alimentos nos entregam além de calorias, os nutrientes, já outra parte dos alimentos nos entregam apenas calorias, sem nutrientes (estes alimentos são conhecidos como "calorias vazias”). Por isso, a importância do profissional, que ao montar uma dieta leva em conta as calorias necessárias e insere alimentos que forneçam alta densidade nutricional.

6- Não exclua alimentos de maneira desnecessária: Somente exclua um alimento da sua alimentação se houver intolerância ou alergia comprovada. Assim, muitos excluem a lactose por exemplo de sua dieta, mesmo sem precisar. Os alimentos lácteos têm papel fundamental da manutenção do peso, por isso, devemos ficar atentos pois a lactose não engorda e, por isso, o modismo de tirar a lactose da dieta é infundado e oriunda de informações sensacionalistas e falsas.

7- Consuma alimentos lácteos: Estudos afirmam que os lácteos têm papel importante na manutenção do peso e na redução do risco de sobrepeso e obesidade. Além disso, a proteína presente nos lácteos, além de ser ótima qualidade biológica para o corpo, traz saciedade, diminuindo o impulso de comer a todo instante.