Brasil, 23 de Fevereiro de 2018

+ F O N T E -

“Botox”: muito além da estética

• Escrito por  Hipertexto Comunicação Empresarial
  • Adicionar novo comentario
  • SEGS.com.br - Publicado na Categoria: Saúde

Famosa por suas propriedades estéticas, a toxina botulínica tem diversas aplicações terapêuticas

A toxina botulínica, ou botox, como é mais chamada, é bastante conhecida por ser utilizada em procedimentos estéticos para atenuar rugas e macas de expressão. Isso porque a substância age no organismo paralisando temporariamente a musculatura do local onde é aplicada. Mas seu uso vai muito além da estética, pois serve para tratamentos que vão desde a correção do estrabismo até o controle da sudorese excessiva.

“No caso de alguns tipos do estrabismo, a aplicação é feita diretamente no músculo externo do olho, devolvendo o alinhamento natural dos olhos, ao proporcionar relaxamento à musculatura”, explica o dermatologista Bruno Vargas. Esse procedimento não substitui a cirurgia de correção, mas é uma opção bastante eficaz e pouco invasiva, se tratando de disfunções oftalmológicas, servindo assim, como uma alternativa de correção temporária em certos tipos de estrabismo.

Já em tratamentos contra a sudorese excessiva, a toxina é utilizada para impedir que o sistema nervoso simpático estimule as glândulas sudoríparas a produzirem suor. “São feitas aplicações localizadas em pontos de maior concentração dessas glândulas. Os efeitos do procedimento fazem efeito em 48h, têm durabilidade média de 6 meses e reduzem consideravelmente a quantidade de suor produzida pelo corpo no local tratado”, conta Vargas.

A toxina botulínica ainda pode ser usada em outros tipos de tratamento, como para combater enxaqueca e cefaleia tensional, sendo injetada diretamente em músculos específicos da cabeça e do pescoço, resultando em relaxamento dessa musculatura, o que alivia a sensação de pressão que pessoas com essa condição sentem.

Pacientes com assimetrias faciais causadas por AVC, traumas ou outras causas desconhecidas também podem se beneficiar das aplicações. “Elas podem ser feitas em músculos específicos, de forma a equilibrar os dois lados da face”, explica o médico.

Além disso, a toxina pode ser utilizada para tratar casos de bruxismo, doenças que provocam espasmos musculares e para melhorar o aspecto estético de cicatrizes de cirurgias. “As aplicações fazem com que a cicatrização ocorra mais rápido, otimizando o processo e melhorando o aspecto final da cicatriz”, destaca o dermatologista.

Sobre Bruno Vargas:

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Bruno Vargas é membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Com 12 anos de atuação na área, o dermatologista atende na Clínica Inovatto, de onde é sócio, em Belo Horizonte.

Código de segurança
Atualizar