Maior estudo epidemiológico sobre a covid-19 no Brasil chega à fase final

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carol Nassif
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Fase mais importante da pesquisa EPICOVID-19 BR acontece em um momento estratégico ao final do primeiro ano da epidemia e antes do início da vacinação de massa

Foi dado o início, nesta semana, ao EPICOVID-19 BR 2: Inquérito Nacional de Soroprevalência de Acesso Expandido, que representa a quinta e última etapa do projeto EPICOVID-19 BR, conduzido em 133 municípios brasileiros ao longo de 2020. Trata-se da mais abrangente e avançada pesquisa epidemiológica feita no Brasil sobre a Covid-19. O trabalho é coordenado pelo Prof. Dr. Marcelo N. Burattini, da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), também integrante da equipe de coordenação das etapas iniciais do estudo EPICOVID-19 BR.

“Serão avaliados nesta última parte do estudo, aproximadamente, 149.280 indivíduos nos 133 municípios pré-selecionados, equivalente a quase 50% a mais que o número de indivíduos testados nas quatro fases anteriores juntas”, diz Burattini.

O Grupo Pardini, um dos maiores no segmento de medicina diagnóstica do país, é o laboratório referência do estudo. Responsável pela realização dos exames, o grupo contou com a adesão dos seus laboratórios parceiros para atender os 133 municípios participantes, onde as coletas e os questionários serão realizados.

BALANÇO - Um país, várias epidemias

Até o momento, a pesquisa estimou que aproximadamente 60% dos casos confirmados de Covid-19 apresentaram sintomas. Metade dos entrevistados declarou ter dor de cabeça (58%), alteração de olfato ou paladar (57%), febre (52,1%), tosse (47,7%) e dor no corpo (44,1%).

Os resultados também demonstraram que, no período coberto pelo inquérito, “várias epidemias” estavam em curso no país. Enquanto no Norte 10% da população, em média, tinha ou já havia contraído o coronavírus, no Sul esse percentual ficava em torno de 1%. Em todas as fases da pesquisa, os 20% mais pobres apresentaram o dobro do risco de infecção em comparação aos 20% mais ricos. No caso dos indígenas, o risco de contrair a doença se mostrou cinco vezes maior do que nos brancos.

Os três primeiros inquéritos identificaram uma prevalência média de contágio de 3,8% no conjunto da população da amostra. Na calha do Amazonas, no entanto, a média foi de 20%. Na cidade de Breves, no Pará, por exemplo, 24,8% das pessoas testadas apresentaram anticorpos contra o SARS-CoV-2.

Já entre o primeiro e o último levantamento, a prevalência da infecção dobrou na população como um todo: os percentuais passaram de 1,9% (1,7- 2,1%, pela margem de erro), na primeira etapa, para 3,1% (2,8 - 4,4%), na segunda, e alcançaram 3,8% (3,5 - 4,2%), na última. Nesse mesmo intervalo, o distanciamento social (percentual de pessoas que ficam sempre em casa) caiu de 23,1% para 18,9%.

Nas quatro fases iniciais, foram testadas quase 100.000 pessoas. A última parte da pesquisa seguirá a mesma metodologia dos inquéritos anteriores. A diferença é que o número de pessoas testadas nos mesmos 133 municípios brasileiros participantes do estudo será 50% maior. Outra novidade dessa fase é que será realizada coleta venosa de sangue total nos moradores dos municípios selecionados. Vale destacar ainda que esta última e mais importante etapa do trabalho acontece em um momento estratégico: final do primeiro ano da pandemia e antes do início da vacinação em massa. A etapa final do projeto conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo - FAPESP que irá utilizar a rede de laboratórios parceiros do Grupo Pardini - uma das maiores redes de laboratórios do Brasil - para viabilizar as coletas em todo o território nacional.

Como funciona agora

Serão avaliados os níveis de infecção da população nos mesmos 133 municípios. Cada um será dividido em 25 setores censitários, nos quais serão selecionados aleatoriamente 8 domicílios. Em cada um dos domicílios, os participantes da pesquisa, respondem a um questionário com 15 questões sobre escolaridade, cor da pele, atividade econômica e condições de saúde. Todos os moradores serão testados para a identificação de anticorpos contra o SARS-CoV-2. O inquérito utilizará testes sorológicos para identificação dos anticorpos SARS CoV-2 da classe IgG presente no soro.

Projetado originalmente em seis etapas, o EPICOVID-19 BR tem como objetivo estimar o percentual de brasileiros infectados com o SARS-CoV-2 por idade, gênero, condição econômica, município e região geográfica; determinar o percentual de assintomáticos; avaliar sintomas e letalidade, além de oferecer subsídio para políticas públicas e medidas de isolamento social. Para avançar com a conclusão, a quinta e sexta fase foram unificadas.

Os testes permitirão aos moradores saberem se já tiveram contato com o vírus e se desenvolveram resposta de anticorpos ao mesmo, indicando proteção eventual.

Sobre o Grupo Pardini

Aos 61 anos, o grupo multimarcas está entre os maiores de Medicina Diagnóstica e Personalizada do Brasil. A companhia chegou a este patamar investindo cada vez mais em inovação em saúde e melhorias na experiência dos clientes, acesso a soluções completas, resolutivas e personalizadas para milhões de brasileiros a cada ano. Além das 124 unidades próprias (76 em Minas Gerais, 5 em São Paulo, 13 no Rio de Janeiro e 30 em Goiânia), oferece o serviço de Apoio Laboratorial para cerca de 6 mil clientes (laboratórios, clínicas e hospitais) em todo o país, localizados em 2 mil cidades. Em 2019, essa estrutura foi responsável por processar quase 100 milhões de exames. O Grupo oferece mais de 8 mil tipos de exames nas áreas de análises clínicas, diagnóstico por imagem, genética molecular, testes oncológicos de alta complexidade, medicina nuclear, patologia cirúrgica e medicina personalizada.

Sobre o Grupo Pardini

Aos 61 anos, o Grupo Pardini é um dos maiores no setor de Medicina Diagnóstica e Personalizada do Brasil. Além das 124 unidades próprias (76 em Minas Gerais, 5 em São Paulo, 13 no Rio de Janeiro e 30 em Goiânia), é referência no serviço de Apoio Laboratorial para mais de 6 mil clientes (laboratórios e hospitais) localizados em 2 mil cidades espalhadas pelo país. Toda essa estrutura permite oferecer mais de 8 mil tipos de exames e a expertise nas áreas de análises clínicas, diagnóstico por imagem, genética molecular, testes oncológicos de alta complexidade, medicina nuclear, medicina personalizada e patologia cirúrgica. A companhia tem investido constantemente na ampliação e especialização da sua capacidade técnica, produtiva e científica, com o propósito de democratizar o acesso aos exames mais complexos e promover bem-estar e saúde dos brasileiros. O Grupo é pioneiro na montagem de uma planta produtiva de automação laboratorial, inclusive para exames RT-PCR (metodologia padrão para o diagnóstico da Covid-19) com capacidade para 20 mil testes por dia.

Hermes Pardini é o laboratório referência do estudo, responsável pela realização dos exames