Brasil,

Estudo revela prejuízos no cérebro de adolescentes obesos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Pesquisa, que teve a participação de estudantes e professores da Santa Casa de São Paulo, repercutiu internacionalmente na mídia e no meio acadêmico

Pesquisadores da Faculdade de Ciências Médica da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP) são os autores principais de um estudo brasileiro que aponta relação entre obesidade e danos cerebrais em adolescentes. Com o maior número amostral na literatura científica até agora, a pesquisa avaliou 120 pessoas entre 12 e 16 anos: 59 obesos e 61 com Índice de Massa Corporal (IMC) adequado, repercutindo na mídia brasileira e de diversos países ao redor do mundo, como Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Rússia, Grécia, Polônia, China e Turquia.

Imagens obtidas a partir de ressonância magnética evidenciaram alterações na substância branca (matéria rica em fibras nervosas encontrada nos tecidos mais profundos do cérebro) dos adolescentes obesos, com prejuízos em regiões responsáveis pelo controle das emoções e do apetite, bem como pela cognição. Para a análise, foi utilizada a técnica conhecida por DTI (Difusion Tensor Imaging), que rastreia a difusão da água na substância branca durante a transmissão de determinados sinais pelo cérebro.

“Encontramos redução de integridade de substância branca em regiões do corpo caloso, estrutura nervosa que liga os hemisférios esquerdo e direito e é responsável pela função cognitiva”, revela a biomédica Pâmela Bertolazzi, pesquisadora da ISCMSP e do Laboratório de Neuroimagem em Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. “Essa constatação corrobora estudos anteriores que detectaram menores resultados em testes de QI realizados em crianças obesas quando comparados com aqueles obtidos por crianças saudáveis”, explica Bertolazzi, autora principal do estudo, em conjunto com professores da FCMSCSP (Ricardo Uchida, Cristiane Kochi e outros).

“Também verificamos alterações no giro órbito-frontal médio do cérebro, que se conecta ao sistema límbico, ligado às emoções e ao circuito de recompensa cerebral, onde são processadas as sensações de prazer. Estes danos podem desencadear compulsividade alimentar”, completa Bertolazzi.

Para aferir as condições da substância branca, os pesquisadores utilizaram a medida chamada “anisotropia fracionada” (FA, na sigla em inglês). Reduções de FA são relacionadas a danos nesta região do cérebro. Ao examinarem todos os participantes, os cientistas encontraram valores mais baixos de FA nos obesos.

Análises laboratoriais comprovaram, ainda, correlação positiva entre os danos cerebrais verificados por meio da ressonância magnética e níveis elevados no sangue dos hormônios leptina e insulina, além da presença de biomarcadores inflamatórios como IL6/IL10. “Isso indica um processo inflamatório a partir da resistência à leptina e insulina causada pela obesidade”, esclarece Bertolazzi.

Produzida pelas células adiposas, a leptina regula o apetite e as reservas de gordura. A resistência a este hormônio mantém a pessoa comendo mesmo com níveis satisfatórios ou excessivos de energia, causando maior produção de leptina. Já a insulina é sintetizada pelo pâncreas e controla os níveis de glicose no sangue. A resistência à insulina, por sua vez, leva a um risco aumentado de desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Segundo Bertolazzi, novos estudos serão conduzidos com o mesmo grupo de adolescentes após tratamento multiprofissional dos obesos para perda de peso. “Depois desta etapa, repetiremos os exames para investigar se os danos cerebrais são reversíveis”, planeja. Adicionalmente, pesquisadores irão verificar se as lesões cerebrais também causam inflamação. As investigações acontecem no âmbito do grupo de pesquisa “Associação da obesidade infantil com sistema nervoso central: estudo de tensor de difusão (DTI), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Saiba mais:

MRI scans reveal what obesity does to the brains of teens – Newsweek, 25/11/2019

Pesquisa brasileira detecta alterações no cérebro de jovens com obesidade – Revista Galileu, novembro/2019

MRI Reveals Brain Damage in Obese Teens – Radiological Society of North America (RSNA), novembro/2019

Obese teenagers show signs of brain damage, MRI scans show, The Thelegraph, 25/11/2019


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar