Brasil, 26 de Maio de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Acupuntura e a insônia

Por Dr. Luiz Sampaio

A insônia tem sido a segunda maior demanda por tratamento médico na atualidade. Seguindo a dor, principal queixa nos consultórios médicos, traz sofrimento a um número crescente de pessoas além de ser fonte de inúmeros problemas físicos e psicológicos.

Num contexto mais amplo a insônia pode ser definida como distúrbio de sono, tendo várias causas e formas de manifestação. De forma geral, podemos dividir em dois grandes grupos:

-as insônias pontuais, por curto período de tempo, relacionadas a um evento desencadeante de estresse. Nesse caso, resolvida a situação desencadeante a pessoa volta a dormir de modo regular.

- as insônias mais duradouras, onde o distúrbio do sono ultrapassa uma semana.Nestas encontramos várias causas que afetam a qualidade do sono, como desequilíbrio emocional,causado por preocupação, raiva, ansiedade ou stress; excesso de trabalho, tanto físico quanto intelectual; erros alimentares, comer em excesso, principalmente no jantar; ou mesmo doenças crônicas que conduzem a uma debilidade física e psíquica.

Na Medicina Chinesaa insônia é compreendida como uma alteração no equilíbrio funcional do organismo - Sistema Nervoso Autonômo - Simpático/Parassimpático, que em chinês podemos definir como um desequilíbrio Yin/Yang, afetando o psiquismo. Quando nossa mente está calma e bem nutrida, prevalece o Yin, essencial para o repouso.Quando estamos com a mente agitada, prevalece o Yang, fundamental para as atividades diárias mas inadequado para o repouso e o sono.

O tratamento pela Acupuntura consiste emequilibrar o Yin/Yang,"acalmando" a mente para que o sono possa ser reparador - depois de elaborado um diagnóstico adequado pelo médico, tanto do ponto de vista da Medicina Contemporânea quanto do da Medicina Chinesa.

Além das sessões de Acupuntura é importante o aconselhamento médico no sentido do paciente adequar seu modo de vida que está desencadeando o desequilíbrio, e a consequente perturbação do sono. Vale reforçar também as regras básicas de atitudes diárias: evitar discussões ou reflexões antes de deitar, não exagerar na alimentação do jantar, evitar bebidas alcoólicas, chá preto ou café forte e cigarro, pois essas substâncias tendem a estimular o Yang, agitando o psiquismo - mente - e, assim, favorecendo ainsônia.

Na Medicina Chinesa busca-se a causa geradora do sintoma e essa é o alvo do tratamento. Desse é importante que o médico tenha um conhecimento tanto da fisiologia e psicologia do sono como de sua patologia e psicopatologia.Com um diagnóstico adequado e um tratamento bem dirigido os distúrbios de sono, incluindo os vários tipos de insônia, podem ser resolvidos de modo definitivo.

Autor: Dr. Luiz Sampaio é médico acupunturiatra, psiquiatra e membro do ColégioMédico de Acupuntura de São Paulo(CMAeSP).


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::