Brasil, 26 de Abril de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Conheça os sinais que a pele pode dar sobre a sua saúde

Conheça os sinais que a pele pode dar sobre a sua saúde

Além de ser importante na prevenção de doenças dermatológicas, consulta periódica com especialista pode identificar de diabetes a problemas de coluna

A saúde da pele é frequentemente associada a questões estéticas – o que nos faz ignorar sinais importantes que ela dá sobre o que pode estar acontecendo no organismo. “Por vezes, a pele pode manifestar os primeiros sinais de doenças sistêmicas, como diabetes, distúrbios nos níveis de gordura do sangue (dislipidemias), problemas de tireoide e alguns tipos de câncer, entre outras patologias”, elenca a dermatologista Luciana Samorano, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). De acordo com a especialista, até mesmo problemas de coluna podem ser evidenciados por alterações cutâneas. Veja abaixo os sinais mais comuns:

Diabetes: manchas escuras (principalmente em regiões como pescoço, axilas e virilhas), ressecamento da pele e propensão a rachaduras são sinais de alerta para a doença.

Hipotireoidismo e hipertireoidismo: as principais alterações dermatológicas dos distúrbios da tireoide são queda de cabelo e unhas quebradiças.

Dislipidemias: bolinhas de gordura sob a pele e pintas amareladas podem indicar distúrbios de colesterol e/ou níveis altos de triglicérides.

Cânceres: além do câncer de pele, algumas manifestações dermatológicas podem indicar cânceres em outros órgãos, como manchas acastanhadas, avermelhadas ou arroxeadas, lesões ásperas, coceira generalizada e aparecimento abrupto de verrugas.

Problemas neurológicos e de coluna: manchas e/ou aumento de pelos na pele da coluna lombar/sacral ao nascimento, aparecimento de manchas e coceira na região das costas, sobretudo nas escápulas, são sinais de alerta.

A visita ao dermatologista, pelo menos uma vez ao ano, é tão importante quanto qualquer outra consulta de rotina e deve fazer parte do check-up. Não só porque o especialista pode ajudar no diagnóstico precoce de distúrbios em outras partes do corpo, mas, principalmente, para fazer a prevenção de doenças como o câncer de pele, o tipo mais incidente entre homens e mulheres no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). “É importante procurar o dermatologista em caso de mudanças na pele, como aparecimento de novas pintas e manchas, especialmente aquelas que crescem, mudam de cor, coçam ou doem”, destaca Luciana.

Além da ida regular ao dermatologista, também é importante manter cuidados diários e hábitos preventivos. “O uso do protetor solar é indispensável nesse sentido, tanto no rosto, quanto nas áreas expostas do corpo. Para uma pele saudável, é importante manter uma rotina de limpeza e hidratação, com produtos específicos para cada área”, orienta a médica. “Vale lembrar que a pele do rosto costuma ser diferente da pele do corpo, por isso, requer sabonetes e hidratantes apropriados para esta região. Também é preciso consultar o dermatologista sobre os produtos de uso diário mais adequados para cada tipo de pele, principalmente em caso de sensibilidade e doenças crônicas”, finaliza Luciana.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::