Brasil, 23 de Fevereiro de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Incontinência urinária também é coisa de homem

  • Escrito por  Taís Cruz
  • Adicionar novo comentario
  • SEGS.com.br - Publicado na Categoria: Saúde
  • Imprimir
  • Compartilhar::

A disfunção acomete uma a cada três pessoas e pode surgir também como consequência de tratamentos de câncer de próstata

A incontinência urinária, que se caracteriza pela perda involuntária de urina devido a uma disfunção da musculatura pélvica, acomete uma a cada três pessoas acima dos 60 anos. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, apesar de ser mais comum em idosos, a disfunção também pode atingir pessoas mais jovens por diferentes fatores.

O uro-oncologista Marcelo Bendhack, Presidente da Sociedade Latino-Americana de Uro-Oncologia (UROLA), Doutor em Uro-Oncologia pela Universidade de Düsseldorf (Alemanha) e membro da Sociedade Brasileira de Urologia, ressalta que a incontinência urinária, apesar de ser mais comum em mulheres, também acomete uma boa parcela de homens, em determinadas circunstâncias: “especialmente em condições de obesidade, esforço exagerado da região pélvica, quando carregam muito peso, e mesmo durante alguma atividade física que exige muito esforço”.

Fatores psicológicos como depressão e ansiedade, e a relação com outras doenças de base, como esclerose múltipla e traumas raquimedulares, também somam para o quadro.

De acordo com suas causas e tipos, a disfunção pode gerar diferentes sintomas, sendo: incontinência urinária de urgência – em que a vontade de urinar é tão intensa que a pessoa não consegue chegar ao banheiro a tempo; e a incontinência urinária por transbordamento – que ocorre porque a bexiga está sempre cheia e gera vazamentos, ou porque ela não consegue esvaziar por completo, gera gotejamento posterior.

Ainda quando o foco é o homem, a incontinência urinária pode surgir como consequência de tratamentos de câncer de próstata, quando realizados com cirurgia radical e radioterapia. “É um dos efeitos colaterais quando se faz a retirada da próstata, e pode apresentar a disfunção de forma crônica, porque os músculos esfincterianos perdem a capacidade de reter a urina”, explica o uro-oncologista.

No caso específico do tratamento do câncer de próstata, é possível evitar o problema com a realização de uma técnica menos invasiva, como, por exemplo, o uso do HIFU, que utiliza ultrassom localizado de alta frequência para a dissecar o tumor e apresenta baixos índices de efeitos colaterais, aproximadamente, de 0 a 2%.

Em todos os casos, os tratamentos variam de medicação, fisioterapia à cirurgia reparadora, que vão gerar resultados mais ou menos satisfatórios de acordo com a causa e nível de incontinência urinária.

“Ao notar um aumento significante no número de idas ao banheiro e dificuldade de reter a urina, principalmente durante à noite, o paciente deve procurar um especialista para indicar o melhor tratamento e conduzir para a melhor qualidade de vida possível”, diz o presidente da Sociedade Latino-Americana de Uro-Oncologia (UROLA), Marcelo Bandhack.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::