Brasil, 23 de Fevereiro de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Estresse pode agravar a saúde de pacientes com asma

  • Escrito por  Debora Paris
  • Adicionar novo comentario
  • SEGS.com.br - Publicado na Categoria: Saúde
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Apesar de ser uma condição psicológica, o estresse afeta todo o organismo e pode causar problemas para quem sofre de asma e não realiza o tratamento

O começo de um novo emprego, morar em uma casa nova ou voltar ao ritmo de aulas são mudanças que podem alterar o cotidiano das pessoas e causar medo, angústia, irritação, preocupação e desconforto, as quais são comumente conhecidas como sinais de estresse. Estes estímulos podem provocar diversas alterações no organismo do indivíduo, como sudorese excessiva, problemas no sistema digestório, aceleração do batimento cardíaco e alterações no ritmo da respiração. No sistema respiratório, as alterações causadas pelo estresse são perigosas e podem provocar crises em pessoas que possuem asma e não realizam o tratamento adequado da doença, por exemplo.

O estresse, assim como qualquer outra alteração emocional, modifica fatores hormonais no organismo e causa a liberação de substâncias que podem provocar a broncoconstrição – uma redução da passagem de ar nas vias respiratórias, devido à contração do músculo dos brônquios e, consequentemente, a pessoa tem mais dificuldade para respirar– por isso, pacientes com asma podem apresentar maiores problemas para respirar. Por ser uma doença crônica e inflamatória de causa alérgica, a asma também é afetada pelas alterações na reação do organismo à inflamação em casos de estresse. O diretor da Comissão de Infecções Respiratórias da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, Dr. Mauro Gomes, ressalta que “os principais sintomas da asma são a falta de ar e o chiado no peito. Eles podem ser intensificados durante as crises da doença, que ocorrem quando o paciente não realiza o tratamento de forma adequada. Durante períodos de desequilíbrio emocional, os pacientes que não fazem o acompanhamento da asma têm crises, que se tornam mais graves e frequentes”.

Além de acometer os adultos, o estresse também pode afetar crianças e adolescentes. Traumas, problemas de adaptação na escola e complicações familiares são situações que podem alterar o equilíbrio emocional dos jovens. O estresse nessa fase da vida se torna uma característica mais preocupante quando a criança tem asma – o desenvolvimento dos primeiros sintomas da doença ocorre na infância, até os três anos de idade[i], em cerca de metade dos casos diagnosticados. Então, o estresse impacta na qualidade de vida e pode provocar limitações, causando mais irritabilidade, ansiedade, depressão e dificuldade para estudar[ii]. Nos adultos asmáticos, o estresse também intensifica os impactos causados pela doença, quando ela não é tratada, podendo apresentar insônia, fadiga, diminuição do nível de atividades e ausência no trabalho.

Se o paciente tiver acompanhamento médico e tratara asma adequadamente, os sintomas podem ser controlados, proporcionando melhor qualidade de vida e até nenhum impacto na rotina do paciente. “Mesmo em situações de estresse, se o paciente estiver em tratamento, ele não deverá ter crises da doença”, explica o Dr. Mauro. “Dessa forma, os impactos de desequilíbrios emocionais são menores e não comprometem a doença crônica, que acompanhará o paciente ao longo de toda a vida”. O especialista também reforça que, apesar do estresse afetar os pacientes com asma, ele não pode causar a asma em pessoas que não têm a doença, pois sua origem é genética, ou seja, algumas pessoas têm predisposição para desenvolver a asma.

Essa é uma das doenças respiratórias mais comuns, afetando cerca de 334 milhões de pessoas no mundo[iii] e mais de 10% da população brasileira[iv]. Apesar de poder se manifestar durante os primeiros anos de vida, as pessoas também podem começar a apresentar os sintomas da asma ao terem contato com fatores que sensibilizam as vias aéreas, como ácaros, poeira, pelos de animais domésticos, fumaça de cigarro e poluição[v]. Assim como o estresse, todos esses fatores podem prejudicar a condição dos pacientes e provocar crises. “Além de evitar o contato com esses elementos, o paciente deve procurar um médico e realizar o tratamento correto, com o uso de medicamentos para o controle da doença e prevenção das crises, comenta o Dr. Mauro Gomes.

O pneumologista pontua algumas alternativas para auxiliar os pacientes com asma durante o tratamento medicamentoso e evitar complicações causadas pelo estresse. Confira abaixo:

· Busque manter uma alimentação saudável;

· Faça exercícios físicos aeróbicos, como caminhada, com a orientação médica;

· Durma 8 horas diárias;

· Mantenha a casa sempre arrumada e limpa, evitando os fatores de risco para as crises da doença;

· Organize o seu tempo para poder realizar todas as tarefas do dia tranquilamente;

· Evite preocupações excessivas com problemas pequenos.

A Boehringer Ingelheim

Medicamentos inovadores para pessoas e animais têm sido, há mais de 130 anos, o foco da empresa farmacêutica Boehringer Ingelheim. A Boehringer Ingelheim é uma das 20 principais farmacêuticas do mundo e até hoje permanece como uma empresa familiar. Dia a dia, cerca de 50.000 funcionários criam valor pela inovação para as três áreas de negócios: saúde humana, saúde animal e fabricação de biofármacos. Em 2016, a Boehringer Ingelheim obteve vendas líquidas de cerca de € 15.9 bilhões. Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento correspondem a 19,6% do faturamento líquido (mais de € 3 bilhões).

A responsabilidade social é um elemento importante da cultura empresarial da Boehringer Ingelheim, o que inclui o envolvimento global em projetos sociais como o “Mais Saúde” e a preocupação com seus colaboradores em todo o mundo. Respeito, oportunidades iguais e o equilíbrio entre carreira e vida familiar formam a base da gestão da empresa, que busca a proteção e a sustentabilidade ambiental em tudo o que faz.

No Brasil, a Boehringer Ingelheim possui escritórios em São Paulo e Campinas, e fábricas em Itapecerica da Serra e Paulínia. Há mais de 60 anos no país, a companhia estabelece parcerias com instituições locais e internacionais que promovem o desenvolvimento educacional, social e profissional da população. A empresa recebeu, em 2017, a certificação Top Employers, que a elege como uma das melhores empregadoras do país por seu diferencial nas iniciativas de recursos humanos. Para mais informações, visite www.boehringer-ingelheim.com.bre www.facebook.com/BoehringerIngelheimBrasil

Referências

[i] Reed CH. The Natural History of Asthma. J AllergyClinImmunol 2006: 118: 543-548.

[ii] Mendes, Marco A., and Sandra Cairo. "Estresse e asma na infância e adolescência." Pulmão RJ 22.3 (2013): 43-47.

[iii] http://www.globalasthmareport.org/burden/burden.php

[iv] Solé, Dirceu, et al. "Asthma in children and adolescents in Brazil: contribution of the International Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC)." RevistaPaulista de Pediatria 32.1 (2014): 114-125.

[v] GLOBAL INITIATIVE FOR ASTHMA. Pocket guide for asthma management and prevention (for adults and children older than 5 years). 2011. Disponível em: . Acesso em: 20 de dez. 2017

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::