Brasil, 24 de Maio de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Cirurgiões buco-maxilo-faciais preparam esquema especial para o Carnaval

Aumento de lesões na face é registrado principalmente em Salvador, Rio de Janeiro, Recife e Olinda

Apesar de ser um feriado de festa, alegria e descontração, o Carnaval traz bastante preocupação para os cirurgiões buco-maxilo-faciais, responsáveis por dar atendimento às vítimas de traumas de face. Isso porque, as emergências das redes pública e privada de saúde recebem mais pacientes com diferentes graus de gravidade do que em dias normais.

“Os acidentes aumentam sim. Por vários fatores, principalmente pelo natural “excesso” de bebida alcoólica, que gera comportamentos mais abusivos em todas as áreas: irresponsabilidade no ato de dirigir veículos automotores, violência interpessoal (brigas entre foliões, agressões físicas, agressões por arma de fogo e por arma branca) e violência urbana (assaltos)”, explica o conselheiro do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (CBCTBMF), Sylvio de Moraes.

Os hospitais se preparam para receber um número maior de pacientes. Em Salvador, este ano, serão seis plantonistas buco-maxilo-faciais por dia atendendo nos 10 postos de emergência montados no circuito Barra-Ondina e Campo Grande. “Quatro cirurgiões ficam fixos e outras duas equipes são itinerantes. Os fixos ficam nos postos de maior incidência de eventos com lesões na face registrados no ano anterior”, explica o também membro do CBCTBMF e coordenador do trabalho em Salvador, Antônio Lucindo Sobrinho.

No ano passado, 469 pessoas foram atendidas com lesões no rosto, nos 12 km de circuito na capital baiana. Uma média de 78 casos por dia. “O número é bastante elevado, mas em 2017 houve uma queda de 24% em relação a 2016. Um dos motivos foi o policiamento reforçado e a revista na entrada dos circuitos, que contribuiu particularmente para a queda no número de eventos com armas de fogo”, diz o especialista.

Lucindo conta que o principal objetivo do projeto, que completa 10 anos em 2018, é desafogar os hospitais durante o período da festa. “Percebemos que depois de dois dias de folia, as portas dos hospitais fechavam porque não tinham condições de atender todo mundo. E a maioria era buco-maxilo-facial. Hoje, conseguimos reduzir em 90% os encaminhamentos de traumas de face para os hospitais de Salvador, durante os seis dias e meio de carnaval”, comemora.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::