Brasil, 20 de Maio de 2018

+ F O N T E -

Além do tabagismo e da poluição. Câncer de pulmão pode ter origem em mutação genética

Doença é o tipo de câncer mais letal: responsável por 18% das mortes por tumores no mundo

Fortemente vinculado ao tabagismo, o câncer de pulmão é uma ameaça que coloca em evidência a necessidade de se adotar um estilo de vida saudável, principalmente deixando de fumar. Outro fator de risco apontado para o problema é a exposição à poluição. Entretanto, por ter mais de 30 subtipos1, o câncer de pulmão – um dos tumores mais incidentes2 e o mais letal entre todos os tumores3,4 – pode ser desencadeado a partir de uma mutação genética. É o caso do adenocarcinoma com mutação do Receptor do Fator de Crescimento Epidérmico (EGFR), que, em geral, ocorre em pacientes não fumantes, e acomete cerca de 20% das pessoas com câncer de pulmão.

O adenocarcinoma com mutação do EGFR geralmente é diagnosticado tardiamente, reduzindo as expectativas de sucesso no tratamento. “A semelhança dos sintomas aos de uma gripe comum pode dificultar o diagnóstico, que muitas vezes é realizado apenas em fases avançadas da doença. Por isso, é importante que as pessoas procurem auxílio médico no caso de sintomas como tosse, catarro, falta de ar progressiva, sangue no escarro e dor no peito, particularmente se os sintomas persistirem por tempo prolongado”, afirma Carlos Barrios, oncologista e diretor do Hospital do Câncer Mãe de Deus.

Ao constatar o câncer, recomenda-se que o paciente realize testes diagnósticos para identificar o subtipo correto da doença, segundo o médico. “No Brasil, ainda é pouco disseminada a importância da realização de exames específicos, como a testagem para mutação do EGFR. Porém, ela é essencial. O exame propicia o tratamento mais adequado para cada paciente, melhorando o prognóstico e os resultados do tratamento”, ressalta o oncologista.

Diagnóstico

O câncer de pulmão geralmente é detectado em exames de imagem como a tomografia e o diagnóstico é confirmado por meio de uma biópsia do tecido pulmonar. Em caso de adenocarcinoma, o tipo mais comum de câncer de pulmão, é obrigatória a realização de um exame genético (molecular) para pesquisa de mutações. Muitos brasileiros enfrentam, ainda hoje, dificuldades na identificação exata de sua patologia. Mas existe um conjunto de testes laboratoriais capazes de identificar mutações específicas nas células tumorais do câncer de pulmão e, a partir dos resultados, orientar os pacientes para um tratamento mais eficaz.

Tratamento

Novas opções de tratamento têm chegado ao Brasil nos últimos anos, ampliando as expectativas de resultados positivos no combate ao câncer de pulmão, como as terapias-alvo. Elas utilizam princípios ativos ou outras substâncias para identificar e atacar especificamente as células cancerígenas, poupando as células sadias. Apesar de o mecanismo de atuação variar de uma terapia-alvo para outra, todas alteram a forma como uma célula cancerígena cresce, se divide, se auto repara, ou como interage com outras células. Por funcionar de maneira diferente dos quimioterápicos convencionais, muitas vezes têm menos efeitos colaterais.

Segundo estudos clínicos, pacientes tratados com terapias como o afatinibe, terapia-alvo específica para o tratamento do tumor com mutação do EGFR, apresentam o dobro da probabilidade de aumento na sobrevida e sem progressão da doença em dois anos, quando comparado ao tratamento quimioterápico.

Sobre a Boehringer Ingelheim

A Boehringer Ingelheim é uma das 20 principais farmacêuticas do mundo e possui cerca de 50.000 funcionários globalmente. Atua há mais de 130 anos para trazer soluções inovadoras em suas três áreas de negócios: saúde humana, saúde animal e fabricação de biofármacos. Em 2016, obteve vendas líquidas de cerca de € 15.9 bilhões e os investimentos em pesquisa e desenvolvimento corresponderam a 19,6% do faturamento líquido (mais de € 3 bilhões). No Brasil há mais de 60 anos, a Boehringer Ingelheim possui escritórios em São Paulo e Campinas, e fábricas em Itapecerica da Serra e Paulínia. A empresa recebeu, em 2017, a certificação Top Employers, que a elege como uma das melhores empregadoras do país por seu diferencial nas iniciativas de recursos humanos. Para mais informações, visite www.boehringer-ingelheim.com.br e www.facebook.com/BoehringerIngelheimBrasil

Referências

1. Yang J, Wu Y-L, Schuler M, et al. Afatinib versus cisplatin chemotherapy for EGFR mutation-positive lung adenocarcinoma (LUX-Lung 3 and LUX-Lung 6): analysis of overall survival data from two randomised, phase 3 trials.Lancet Oncol. 2015;16(2):141-51. http://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS1470-2045(14)71173-8/abstract.

2. Ferlay J, Shin HR, Bray F, Forman D, Mathers C and Parkin DM. GLOBOCAN 2008 v2.0, Cancer Incidence and Mortality Worldwide: IARC Cancer Base No.10. Lyon, France: International Agency for Research on Cancer; 2010. [Internet]. [Acesso em15 Abr 2016]. Disponível em: http://globocan.iarc.fr/Pages/fact_sheets_cancer.aspx

3. Estimativa 2016: incidência de câncer no Brasil / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – Rio de Janeiro: INCA, 2015. [acesso em 15/04/2019]. Disponível em: http://www.inca.gov.br/estimativa/2016/estimativa-2016-v11.pdf

4. Boehringer Ingelheim Inoncology. LET'S LEARN MEDICAL EDUCATION [Internet]. [Acesso em15 Abr 2016]. Disponível em: http://www.inoncology.com/medical_education/indication/lung_cancer/general_information.html

5. Oncoguia. Terapia Alvo para Câncer de Pulmão de Não Pequenas Células[Internet]. [Acesso em 30 Mai 2016]. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/terapia-alvo-para-cancer-de-pulmao-de-nao-pequenas-celulas/1772/198/